Pesquisadores da Universidade Nacional de La Plata, em parceria com o Conselho Nacional de Investigações Científicas e Técnicas (Conicet) e com a Administração de Parques Nacionais (APN), descreveram uma nova espécie de peixe em uma área vizinha ao Rio Paraná, na cidade fronteiriça de Puerto Iguazú.
Leia também:
Cientistas identificam quatro novas espécies de aranhas na fronteira
A descoberta ocorreu na Reserva Natural de Puerto Península, na faixa destinada à Escola Militar do Monte, administrada pelo Exército da Argentina. Em lagoas temporárias, formadas nas épocas de maior volume de chuvas, os cientistas localizaram exemplares de killifish, tipo de peixe de água doce, conhecido por depositar seus ovos em poças.
Os indivíduos da nova espécie, batizada de Argolebias guarani, foram coletados entre 2017 e 2019, possuindo características que os diferenciam de peixes da mesma família, encontrados em outras partes do território argentino. O artigo relatando o achado está publicado, em inglês, na revista científica Zoological Journal of the Linnean Society.
Vídeo do canal Killifish Foundation, mostrando machos da nova espécie descrita.
A investigação foi coordenada pelos pesquisadores Jorge Casciotta e Adriana Almirón, da Universidade Nacional de La Plata, com a colaboração de Pablo Giorgis e Liliana Ciotek, além de técnicos da Direção Nordeste da APN.
Visualmente caracterizado pelo colorido, o Argolebias guarani tem grande capacidade de adaptação a ambientes hostis. Seus parentes mais próximos são o Argolebias paranaensis, encontrado mais ao sul, também em áreas vizinhas ao Rio Paraná; e o Argolebias nigripinnis, cuja distribuição já foi mapeada em vários pontos da bacia do Rio da Prata.
Comentários estão fechados.