O Paraguai conheceu, na noite deste domingo (30), o presidente que governará o país pelos próximos cinco anos, com posse prevista para o dia 15 de agosto. Com 98,79% das urnas apuradas, Santiago Peña, do Partido Colorado, recebeu 42,75% dos votos (não há segundo turno nas eleições paraguaias), contra 27,48% de Efraín Alegre e 22,93% de Paraguayo Cubas.
Leia também:
– Acompanhe a apuração dos votos, em tempo real
– Especial H2FOZ: Guia das Eleições 2023 no Paraguai
Nascido em Assunção, em 16 de novembro de 1978, Santiago Peña Palacios tem 44 anos e é formado em Economia pela Universidade Católica de Assunção, tendo ocupado cargos na diretoria do Banco Central do Paraguai (BCP) e comandado o Ministério da Fazenda durante o governo do presidente Horacio Cartes (2013-2018).
Na juventude, militou no Partido Liberal Radical Autêntico (PLRA), tendo entrado no Partido Colorado em 2016. Em 2017, com o apoio de Cartes, disputou as primárias para a definição da candidatura colorada na eleição do ano seguinte, sendo derrotado por Mario Abdo Benítez, atual presidente.
Em 2022, novamente com o patrocínio político de Cartes, superou o pré-candidato Arnoldo Wiens, apoiado por Mario Abdo Benítez, e conquistou o direito de representar o Partido Colorado no pleito de abril de 2023.
Em entrevistas a veículos de comunicação do Brasil, como os jornais O Estado de São Paulo e O Globo, Peña afirmou que trabalhará para o bom relacionamento entre os dois países, priorizando o equilíbrio em temas de interesse comum, como a renegociação do Anexo C do Tratado de Itaipu, Mercosul e políticas públicas na área de segurança.
A título de comparação, o também colorado Benítez recebeu 46,46% dos votos em 2018. Em 2013, Horacio Cartes teve 45,83% da preferência do eleitorado. Já no pleito de 2008, o único vencido pela oposição desde a redemocratização do país, em 1989, Fernando Lugo, da Frente Guasú, foi eleito com 42,3% de apoio.
De centro-direita, o Partido Colorado, cujo nome oficial é Associação Nacional Republicana (ANR), foi fundado em 1887 e tem a cor vermelha em alusão à bandeira tricolor paraguaia, enquanto seus rivais históricos, do PLRA, usam a cor azul.
Para saber mais sobre as eleições no Paraguai, em guia especial publicado pelo H2FOZ, clique aqui.
Comentários estão fechados.