Foi reaberta na manhã deste sábado (15) a passarela que dá acesso à Garganta do Diabo no Parque Nacional do Iguaçu, que abriga o lado brasileiro das Cataratas. A estrutura, que passa sobre um trecho do Rio Iguaçu, foi fechada na quarta-feira (12) devido à vazão oito vezes acima do normal na paisagem fronteiriça.
Leia também:
– Enchente arrasta partes de passarela argentina nas Cataratas do Iguaçu – veja as fotos
– Nível do Rio Paraná recua na fronteira; Itaipu descarta abrir vertedouro
O pico da enchente aconteceu na quinta-feira (13), com 16,5 mil metros cúbicos de água por segundo (m³/s), volume 11 vezes maior que a média de 1,5 mil m³/s. Desde então, o nível do rio vem recuando gradativamente. Às 10h deste sábado, a marca era de 10,5 mil m³/s, conforme medição da Companhia Paranaense de Energia (Copel).
Para quem quer conferir de perto o espetáculo das águas, os ingressos estão à venda no site www.cataratasdoiguacu.com.br, com agendamento de dia e horário (há vagas disponíveis para hoje). O funcionamento diário do parque é das 9h às 16h, sendo 16h o horário de embarque no último ônibus que parte do Centro de Visitantes.
Do lado argentino, no Parque Nacional Iguazú, mais exposto aos efeitos da cheia, as visitas ao Circuito Superior e ao Circuito Superior foram reiniciadas na sexta-feira (14), com registro de fila, após fechamento na quinta. A trilha argentina da Garganta do Diabo continua interditada, com previsão de liberação entre domingo (16) e segunda-feira (17).
Macuco Safari
Suspenso na quarta-feira (12), o passeio de barco Macuco Safari, que leva os visitantes até o cânion das Cataratas do Iguaçu, voltou a operar na tarde de sexta-feira (14). A retomada foi possível graças à diminuição do volume do rio fronteiriço, que retornou ao nível considerado seguro.
O passeio é opcional e não está incluído no ingresso do Parque Nacional do Iguaçu, sendo muito procurado por visitantes brasileiros e estrangeiros. O roteiro inclui trilha de dois quilômetros em meio à mata, percorrida em um veículo elétrico; e caminhada de 600 metros até o cais à beira do rio, de onde partem os barcos que sobem as corredeiras.
[…] Boletim de Itaipu aponta riscos de inundações em Foz do Iguaçu e Ciudad del Este– Passarela da Garganta do Diabo, lado brasileiro, é reaberta nas Cataratas do Iguaçu– Enchente arrasta partes de passarela argentina nas Cataratas do Iguaçu – veja as […]