Passarela argentina da Garganta do Diabo está fechada há 15 dias

Medida foi adotada devido à cheia do Rio Iguaçu; pelo menos por enquanto, não há previsão de data para liberação.

Apoie! Siga-nos no Google News

Atrativo mais procurado do Parque Nacional Iguazú, que abriga o lado argentino das Cataratas do Iguaçu, a passarela de acesso ao mirante da Garganta do Diabo, em Puerto Iguazú, está fechada desde o último dia 8, como medida preventiva.

Leia também:
Semana tem previsão de chuvas fortes em Foz do Iguaçu

A decisão foi adotada devido à cheia do Rio Iguaçu, que tem permanecido com volumes entre quatro e sete vezes acima do normal. No período em questão, houve apenas um breve momento de reabertura, na manhã do dia 11, interrompido pelo registro de novas chuvas nas regiões Oeste e Sudoeste do Paraná.

Quando o rio chega à marca de seis mil metros cúbicos por segundo (m³/s), com tendência de alta, a direção do Parque Nacional Iguazú e da concessionária Iguazú Argentina ativa o protocolo de segurança, que prevê a suspensão do acesso à passarela e o reposicionamento das grades de proteção, para permitir a passagem livre da água.

Grades da passarela são rebatíveis, para diminuir a resistência à água em casos de cheias extremas. Foto: Gentileza/Parque Nacional Iguazú
Grades da passarela são rebatíveis, para diminuir a resistência à água em casos de cheias extremas. Foto: Gentileza/Parque Nacional Iguazú

Inicialmente, a perspectiva era de que a interdição duraria no máximo cinco dias, mas a continuidade das chuvas, em volumes acima dos projetados para o mês de outubro, faz com que o bloqueio já esteja em sua terceira semana.

A suspensão do acesso à Garganta do Diabo não significa que o Parque Nacional Iguazú esteja fechado, uma vez que há outras duas trilhas panorâmicas para ver as Cataratas: Circuito Superior, pela parte alta das quedas, e Circuito Inferior, serpenteando os paredões da margem argentina do Rio Iguaçu.

Na manhã desta segunda-feira (23), com vazão de 6.740m³/s (quatro vezes e meia acima do normal) às 11h, o público tem acesso ao Circuito Superior, ao Circuito Inferior e a duas trilhas na mata: Sendero Verde e Sendero Macuco. As entradas podem ser compradas diretamente no Centro de Visitantes da Área Cataratas, em Puerto Iguazú.

Vazão nas Cataratas do Iguaçu às 11h desta segunda-feira (23). Gráfico: Copel
Vazão nas Cataratas do Iguaçu às 11h desta segunda-feira (23). Gráfico: Copel

Lado brasileiro

Na margem brasileira, menos exposta aos efeitos das cheias, o Parque Nacional do Iguaçu, em Foz do Iguaçu, opera sem restrições, com todos os mirantes e passarelas abertos. Os ingressos antecipados podem ser adquiridos na internet, com reserva de data e horário no endereço www.cataratasdoiguacu.com.br.

LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.