Passarela argentina da Garganta do Diabo continua fechada

Após leve recuo, vazão do Rio Iguaçu voltou a subir neste domingo (15); previsão de reabertura é para terça-feira (17).

Atrativo mais procurado do Parque Nacional Iguazú, lado argentino das Cataratas do Iguaçu, a passarela de acesso ao mirante da Garganta do Diabo permanecerá fechada, pelo menos, até o final da tarde de segunda-feira (16). O motivo é a cheia do Rio Iguaçu na fronteira, que elevou o volume em até sete vezes.

Acesse também:
Veja as imagens do eclipse solar deste sábado (14) em Foz do Iguaçu

Mais exposta às oscilações do rio, a passarela argentina, que tem 1,1 mil metros de extensão e leva da margem à beira do cânion das Cataratas, costuma ser fechada, preventivamente, quando a vazão ultrapassa os 6 mil metros cúbicos por segundo (m³/s), quatro vezes acima do referencial padrão de 1.500m³/s.

O primeiro fechamento ocorreu na tarde de domingo (8), durando até o final do expediente turístico de quarta-feira (11). Na manhã de quinta (12), a passarela ficou aberta entre as 7h30 e as 12h, tendo o acesso suspenso após o meio-dia, devido ao monitoramento que indicava nova cheia no Iguaçu.

Comunicado da concessionária Iguazú Argentina sobre a continuidade do fechamento.
Comunicado da concessionária Iguazú Argentina sobre a continuidade do fechamento.

O pico da inundação ocorreu às 13h de sexta-feira (13), com registro de 10.800m³/s na estação de medição da Companhia Paranaense de Energia (Copel), localizada nas imediações do Hotel das Cataratas (lado brasileiro).

Na manhã deste domingo (15), após leve recuo durante a madrugada, a vazão voltou a subir, estando em 8.470m³/s às 9h, com tendência de alta para as próximas horas.

Vazão de água nas Cataratas do Iguaçu. Gráfico: Copel
Vazão de água nas Cataratas do Iguaçu. Gráfico: Copel

Inicialmente, a reabertura da passarela argentina da Garganta do Diabo está prevista para a terça-feira (17), o que dependerá das oscilações do rio. As outras duas trilhas panorâmicas do Parque Nacional Iguazú (Circuito Superior e Circuito Inferior) permanecem abertas, bem como as trilhas em meio à mata.

Lado brasileiro

No Parque Nacional do Iguaçu, lado brasileiro das Cataratas, em Foz do Iguaçu, o único local sujeito a interdição é a passarela que passa sobre o Rio Iguaçu, no trecho entre o elevador e a beira do cânion. Os demais mirantes e trechos da trilha operam sem restrições, independentemente do volume do rio fronteiriço.

Passarela brasileira sobre o Rio Iguaçu está aberta neste domingo (15). Foto: Fabiano Silva/Foto Equipe Cataratas
Passarela brasileira sobre o Rio Iguaçu está aberta neste domingo (15). Foto: Fabiano Silva/Foto Equipe Cataratas
Vc lê o H2 diariamente? Assine o portal e ajude a fortalecer o jornalismo!
LEIA TAMBÉM
1 comentário
  1. Wilson Veiga Júnior Diz

    Com toda esta Água não deve ter sobrado nenhuma Passarela….

Comentários estão fechados.