O governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior, foi eleito por unanimidade, nessa quarta-feira (25), presidente da Zona de Integração do Centro-Oeste da América do Sul (Zicosur), grupo que reúne 71 estados, províncias e distritos de sete países do continente, tendo como objetivo fortalecer a integração regional.
Leia também:
Reunião entre Lula e Santiago Peña sobre Tratado de Itaipu é adiada
A Zicosur é formada por estados e províncias da Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Paraguai e Peru. No Brasil, além do Paraná, participam os estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Segundo Ratinho, o foco do mandato estará no desenvolvimento sustentável da região.
“Temos como principal objetivo tornar a região um polo de desenvolvimento com sustentabilidade. A ideia é fortalecer a integração estratégica por meio da cultura dos nossos povos, do meio ambiente, por meio do desenvolvimento sustentável, e focar nas questões estratégicas locais, como logística e produção de alimentos”, afirmou o governador, citado pela Agência Estadual de Notícias (AEN).
Na primeira reunião após a eleição, Ratinho apresentou três propostas. Uma delas é o programa Ganhando o Continente, para facilitar o intercâmbio entre adolescentes sul-americanos. Outra é a criação de um Sistema de Ciência e Tecnologia da Zicosur, para que universidades e instituições possam compartilhar soluções para desafios comuns.
A terceira proposta é o fomento à integração comercial dos países da região, com a definição de corredores bioceânicos multimodais e conexão empresarial da iniciativa privada dos Estados. “Isso ajuda a industrializar aquilo que produzimos desde a matéria-prima e a levar renda e emprego para estes estados”, afirmou.
O grupo Zicosur foi criado em 1997. Atualmente, conta com seis comissões, nas áreas de infraestrutura e logística; indústria e comércio; turismo, cultura, patrimônio, educação e desenvolvimento social; minas e energia; meio ambiente, sustentabilidade e mudanças climáticas; e produção agropecuária e agroindustrial.
Comentários estão fechados.