Estudantes da Faculdade de Engenharia da Universidade Nacional de Assunção (UNA), integrantes do Clube de Ciências e Tecnologias Espaciais (CCTE), participaram, no fim de semana, do Latin American Space Challenge 2023, desafio científico internacional realizado na cidade de Tatuí, interior de São Paulo.
Leia também:
Conheça o GuaraníSAT-2, segundo satélite do Paraguai
Únicos representantes do Paraguai no evento (que teve 88 equipes de 13 países), os membros do CCTE elaboraram um foguete de combustão do tipo sólida, que tinha como objetivo alcançar a altura mínima de três mil metros e retornar à superfície com a maior precisão possível.
¡Despegó el Urutau-I! ???
— Diario La Nación (@LaNacionPy) August 28, 2023
El cohete paraguayo subió hasta 3.000 metros, en el Latin American Space Challenge, en Tatuí (San Pablo, Brasil). El Club de Ciencias y Tecnologías Espaciales (CCTE) de FIUNA ganó el Premio a la Innovación en Ingeniería con este proyecto científico.… pic.twitter.com/dbvVH94IRk
Batizado de “Urutaú-1”, em homenagem ao urutau, pássaro típico da região, o foguete paraguaio competiu com outros 29 na mesma categoria, sendo um dos dez que efetivamente decolaram. Embora não tenha ficado em primeiro lugar, o trabalho da equipe foi reconhecido com um Prêmio por Inovação, concedido pela organização do evento.
Em entrevista ao jornal La Nación, o professor Jorge Hiroshi Kurita Nagasawa, orientador do time, detalhou que essa é a terceira participação do Paraguai no Latin American Space Challenge, sendo a primeira com um equipamento de maior porte.
“No ano passado, quem participou foi o grupo da Faculdade Politécnica, nesse ano foi o da Faculdade de Engenharia. Nos dois casos, acabamos trazendo prêmios. Realmente, o Paraguai é um país em que as capacidades estão instaladas, só é preciso apoiar e motivar a juventude a participar em concursos como esses”, afirmou.
Comentários estão fechados.