Os presidentes do Paraguai e da Ucrânia, Santiago Peña e Volodymyr Zelensky, mantiveram, nessa quinta-feira (9), conversação por videoconferência, tendo como pauta a invasão do território ucraniano pela Rússia, cuja atual fase teve início em fevereiro de 2022 (a Crimeia, península reconhecida como parte da Ucrânia, foi invadida em 2014).
Leia também:
Brasil e Paraguai firmam acordo de combate ao crime organizado
No diálogo, Zelensky falou sobre o conflito e a importância do apoio ao seu país nos fóruns internacionais, como a Organização das Nações Unidas (ONU). Peña disse que o Paraguai é favorável à manutenção da integridade territorial ucraniana e que continuará empunhando a bandeira da paz.
“Conversei com o presidente da Ucrânia, a quem dei todo o nosso apoio nesse difícil momento que os ucranianos estão atravessando. Reiterei a ele meu compromisso de que o Paraguai continuará apelando ao diálogo em busca da paz”, escreveu o presidente paraguaio, em postagem na rede social X (antigo Twitter).
A videoconferência foi acompanhada pelo ministro das Relações Exteriores, Rubén Ramírez Lezcano. Em discurso recente pronunciado nos Estados Unidos, Santiago Peña defendeu o fim das agressões a outros países e reforçou que a guerra na Ucrânia deve continuar no foco da comunidade internacional, mesmo com o novo conflito em Israel.
Conversé con @ZelenskyyUa , presidente de Ucrania, a quien le di todo nuestro apoyo en este difícil momento que están atravesando. Le reiteré mi compromiso de que desde Paraguay continuaremos apelando al diálogo en la búsqueda de la paz. pic.twitter.com/nT8BqlNhVf
— Santiago Peña (@SantiPenap) November 9, 2023
Comentários estão fechados.