Paraguai anuncia troca do comando da Patrulla Caminera

Mudança foi determinada pela ministra Claudia Centurión; corporação é questionada por controles considerados extorsivos.

A ministra de Obras Públicas e Comunicações do Paraguai, Claudia Centurión, determinou, nessa quarta-feira (1.º), a troca do comando da Patrulla Caminera, corporação responsável pela fiscalização das estradas do país.

Leia também:
Para ministra, Polícia do Paraguai precisa “lavar a cara”
Operação anunciada pelo governo terá ações na fronteira com o Paraguai

A mudança veio após questionamentos ao trabalho da instituição, por controles considerados extorsivos. Um dos casos de maior repercussão ocorreu em San Bernardino, onde um motorista que deu positivo no teste do etilômetro contestou o resultado e conseguiu provar, em outro equipamento, que não havia ingerido bebidas alcoólicas.

A Resolução n.º 1.742/23, assinada pela ministra, dispõe a saída do diretor Ugo Odilón González Torres e a nomeação de Amado Orihuela Figueredo como novo titular da corporação policial.

Outra determinação prevê que os testes de alcoolemia sejam feitos pela Caminera apenas com a presença de agentes da Polícia Nacional e do Ministério Público, de forma a aumentar a transparência do procedimento.

Na região de Ciudad del Este, desde agosto, estão suspensas as fiscalizações com radares móveis nas rodovias de acesso à fronteira. Em visita recente, a ministra Centurión ouviu críticas ao trabalho da Caminera e disse que a corporação precisaria “lavar a cara” para melhorar sua imagem junto à população.

Vc lê o H2 diariamente? Assine o portal e ajude a fortalecer o jornalismo!
LEIA TAMBÉM
1 comentário
  1. Ale Diz

    Só quem acredita em Papai Noel acredita que essa troca irá resolver algo….

Comentários estão fechados.