Agentes da Penitenciária Regional de Ciudad del Este frustraram, no final da tarde de terça-feira (23), um plano de fuga no chamado “Pavilhão do PCC”, onde estão recluídos detentos ligados à facção brasileira.
Leia também:
Brasil alerta Paraguai sobre disputa envolvendo o PCC
De acordo com o jornal ABC Color, os servidores encontraram uma escavação em uma das paredes de um banheiro que está em reformas. Caso conseguissem romper a estrutura, os detentos teriam acesso à área externa da instituição.
? Música a alto volumen para distraer a guardiacárceles: Hallan boquete en cárcel de CDE
— Monumental AM 1080 (@AM_1080) April 24, 2024
? Internos del PCC intentaron escapar por un estrecho boquete que estaban cavando en la pared del sanitario en el penal regional de CDE.
?? Los mismos aprovecharon el día de visita y… pic.twitter.com/chC3LzP5d7
O achado foi comunicado à Polícia Nacional e ao Ministério da Justiça pelo chefe de segurança da penitenciária, Gilberto Fariña. Segundo Fariña, o local é inspecionado diariamente, e a escavação teria ocorrido em um lapso de poucas horas.
A respeito, o Ministério da Justiça determinou a abertura de um procedimento administrativo para apurar eventual cumplicidade de agentes penitenciários.
Superlotada, a Penitenciária Regional de Ciudad del Este é vista pelos moradores locais como uma “bomba-relógio”, por sua estrutura precária e por estar situada em uma área densamente povoada da segunda maior cidade do Paraguai.
Uma nova e moderna penitenciária foi construída pelo governo paraguaio no município vizinho de Minga Guazú. Finalizado no ano passado, o prédio ainda não está em uso devido à falta de infraestrutura no entorno.
Comentários estão fechados.