O Paraguai foi designado pelo Instituto Ibero-Americano de Gastronomia, que reúne 16 academias nacionais de culinária, como Capital da Gastronomia Ibero-Americana para o biênio 2023–2024. A iniciativa prevê a divulgação dos pratos locais, incentivo ao turismo gastronômico e programação de eventos com chefs internacionais.
A escolha do país foi comemorada pela ministra do Turismo, Sofía Montiel de Afara. “Essa é uma conquista iniciada pela Academia Paraguaia de Gastronomia, que trabalhou durante anos para que isso acontecesse”, apontou a ministra, citada pelo jornal La Nación. “Essa designação nos dará muita visibilidade como destino.”
Um dos focos da seleção do Paraguai é a gastronomia desenvolvida no período das missões jesuíticas, entre os séculos 17 e 18. Nesse sentido, uma das intenções da Secretaria Nacional de Turismo (Senatur) é promover roteiros que aliem a descoberta do patrimônio material, como as ruínas dos povoados jesuítas, com o legado imaterial.
Outro ponto alto será a chegada de cozinheiros reconhecidos internacionalmente, para cursos e outros eventos de capacitação. O contato entre profissionais paraguaios e chefs de outros países é visto como parte importante do processo de valorização da gastronomia local, que hoje é pouco conhecida fora das fronteiras do país.
Comentários estão fechados.