Paraguai: pesquisa mostra cenário incerto para as eleições presidenciais

Dados coletados entre os dias 10 e 13 de março, pelo instituto AtlasIntel, indicam empate técnico entre Efraín Alegre e Santiago Peña.

O instituto AtlasIntel Latinoamérica divulgou, nessa quarta-feira (15), os resultados de sua primeira pesquisa de intenção de votos para a presidência do Paraguai. No dia 30 de abril, os eleitores irão às urnas para definir o comando do país pelos próximos cinco anos. Mario Abdo Benítez, atual presidente, não é candidato.

Leia também:
Veja a lista de candidatos à presidência do Paraguai em 2023

Segundo a pesquisa, se a eleição fosse hoje, o opositor Efraín Alegre, do Partido Liberal Radical Autêntico (PLRA), estaria na frente, com 38,2%. Santiago Peña, do governista Partido Colorado, viria logo atrás, com 36,1%. Como a margem de erro é de dois pontos para mais ou para menos, os dois candidatos estariam tecnicamente empatados.

Intenção de voto - pesquisa estimulada. Gráfico: AtlasIntel
Intenção de voto – pesquisa estimulada. Gráfico: AtlasIntel

Na terceira colocação estaria Payo Cubas, do movimento Cruzada Nacional, com 14,3% da preferência, seguido pelo ex-goleiro José Luis Chilavert (2,9%) e pelo ex-chanceler Euclides Acevedo (2,7%). Os demais postulantes somariam 0,9%, enquanto 0,8% votaria em branco, nulo ou não votaria, e 4,2% se declararam indecisos.

O levantamento ouviu 1,6 mil eleitores entre os dias 10 e 13 de março, via internet. A amostra teve 48% de mulheres e 52% de homens, com distribuição similar entre as faixas etárias. Em relação às regiões do país, 43,1% dos entrevistados vivem em Assunção e arredores, com 12,7% no Alto Paraná e os demais nas outras áreas do país.

Metodologia da pesquisa AtlasIntel
Metodologia da pesquisa AtlasIntel

A eleição no Paraguai é em turno único, com a vitória podendo ocorrer por qualquer margem. O eleitorado paraguaio tem, ainda, um histórico alto de abstenção, o que pode influenciar as tendências de voto. O único pleito perdido pelo Partido Colorado nas últimas sete décadas foi o de 2008, vencido pelo ex-bispo católico Fernando Lugo (Frente Guasú).

Mudança

Segundo a pesquisa AtlasIntel, 55% dos entrevistados preferem que o próximo presidente seja da atual oposição, enquanto 36% desejam a continuidade do Partido Colorado e 8,6% declararam não saber. Entre os eleitores colorados, 12% disseram que a decisão de voto ainda não é definitiva. Entre os filiados ao PLRA, a certeza é de 97%.

O levantamento também captou que 46% consideram o governo do presidente Mario Abdo Benítez “regular”; 43%, “ruim” ou “muito ruim”; e somente 7%, “bom” ou “excelente”. Quanto aos problemas do país, os mais citados foram: corrupção (65%), falta de acesso aos serviços de saúde e medicamentos gratuitos (56%) e insegurança (40%).

Vc lê o H2 diariamente? Assine o portal e ajude a fortalecer o jornalismo!
LEIA TAMBÉM
3 Comentários
  1. União Europeia inicia missão de observação das eleições no Paraguai

    […] Leia também:Pesquisa mostra cenário incerto para as eleições presidenciais no Paraguai […]

  2. Ex-presidente Fernando Lugo retorna ao Paraguai após AVC

    […] Leia também:Pesquisa mostra cenário incerto para as eleições presidenciais no Paraguai […]

  3. Eleições no Paraguai: nova pesquisa AtlasIntel aponta empate técnico - H2FOZ

    […] percentuais variaram pouco em relação à pesquisa anterior, quando Alegre tinha 38,2% e Peña, 36,1%. Os indecisos, que eram 4,2% no mês passado, agora são 3,5%. A eleição no Paraguai é em turno […]

Comentários estão fechados.