Por volta das 10h da manhã desta sexta-feira (30), o trânsito de veículos foi interrompido na Ponte San Roque González de Santa Cruz, que faz a ligação entre as cidades de Encarnación (Paraguai) e Posadas (Argentina). O bloqueio ocorreu para tarefas de limpeza e manutenção na cabeceira paraguaia do viaduto fronteiriço.
Leia também:
Caminhonete argentina furtada no Brasil é recuperada no Paraguai
Cerca de uma hora mais tarde, o tráfego voltou a ser liberado, enquanto prosseguem as conversações, entre autoridades de Paraguai e Argentina, a respeito do modelo de circulação de veículos pela ponte, inaugurada em 1990.
Na quinta-feira (29), representantes dos dois países participaram de uma reunião para discutir os ajustes necessários para melhorar a fluidez e evitar a ocorrência de engarrafamentos no alto da passarela fronteiriça, após análise de técnicos argentinos, os quais apontam que a carga estática estaria prejudicando a estrutura dos cabos e pilares.
A respeito, o governo do Paraguai pediu oito dias para estudar o tema, que implica reorganizar a dinâmica de passagem pela aduana do país e “segurar” a fila no perímetro urbano de Encarnación, liberando o fluxo no sentido Argentina somente conforme a capacidade de processamento do Centro de Fronteiras de Posadas.
Além do volume de tráfego acima do inicialmente previsto, outro fator que afeta a dinâmica da Ponte San Roque González de Santa Cruz é o reservatório da usina de Yacyretá, que elevou o nível do Rio Paraná e provocou o alagamento de locais como a parte baixa do centro de Encarnación e áreas na margem argentina.
Comentários estão fechados.