O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, esteve no Paraguai, nessa terça-feira (15), para prestigiar a posse do economista Santiago Peña, do Partido Colorado, como chefe de estado do país vizinho. Lula também aproveitou a estadia em Assunção para um encontro com o ex-colega Fernando Lugo.
Leia também:
Na posse como presidente, Santiago Peña fala em inserir Paraguai no mundo
Sobre o governo Peña, o brasileiro publicou, na rede social Twitter (X), que “no passado, trabalhei muito para fortalecer as relações entre Brasil e Paraguai. Para o futuro, quero fazer ainda mais junto com Santiago Peña. Boa sorte ao recém empossado presidente do Paraguai. Nossos países seguem em cooperação pelo desenvolvimento regional.”
Já o encontro com Lugo, de 72 anos, não teve imagens divulgadas. No ano passado, o então senador sofreu um AVC no momento em que trabalhava no prédio do Senado paraguaio. Desde então, vem passando por um longo processo de reabilitação, com raríssimas fotografias ou aparições em vídeo.
Presente à reunião, o ex-senador e médico particular de Lugo, Jorge Querey, disse à rádio Chaco Boreal que “foi um encontro entre amigos e família, o presidente Lula esteve com sua esposa e Lugo esteve com seus filhos, Fátima, Armindo e Ángel. O embaixador do Brasil também esteve presente.”
“Medicamente falando, os resultados do tratamento são incríveis. Lugo está caminhando com uma bengala, sem andador. Está se alimentando por conta própria, escreve, consegue mover pernas e braços e entende tudo que é dito. Sua maior limitação é a expressão, ele ainda não consegue pronunciar respostas longas”, afirmou Querey.
Comentários estão fechados.