Estatal responsável pela produção e distribuição de energia no Paraguai, a Administração Nacional de Eletricidade (ANDE) inaugurou, nesta quarta-feira (7), sua Sala de Controle de Contingências, estrutura que permitirá a operação segura do Sistema Interconectado Nacional (SIN), que liga as usinas de Itaipu, Acaray e Yacyretá.
A inauguração, que é fruto de um investimento de US$ 7 milhões (R$ 37,1 milhões), contou com a presença do presidente Mario Abdo Benítez e de autoridades do setor elétrico, como o engenheiro Félix Sosa, presidente da ANDE.
“É um dia histórico para o Paraguai, fruto do trabalho coordenado e conjunto entre a ANDE, Itaipu e Yacyretá, com o objetivo de proporcionar um melhor serviço para o mercado nacional e para a integração elétrica regional”, afirmou Sosa, em fala reproduzida pela agência pública IP Paraguay.
Um dos benefícios imediatos, segundo o engenheiro, será a possibilidade de monitoramento do sistema em tempo real, para que a carga de uma região do país possa ser transferida a outra, com maior segurança e eficiência, reduzindo os riscos de blecaute em momentos de pico no consumo.
Outro ponto destacado pelo presidente da ANDE é a factibilidade da venda do excedente produzido pelo Paraguai aos países vizinhos. “Já estamos em condições técnicas para que, a partir de amanhã, possamos integrar os sistemas elétricos e fazer qualquer negociação de venda de energia através dessas redes”, disse.
Atualmente, existem limitações legais para que o excedente paraguaio na usina de Itaipu, por exemplo, seja vendido diretamente a um terceiro país, como a Argentina. O mesmo ocorre em relação à outra binacional do país, Yacyretá. A intenção do governo do Paraguai é renegociar as cláusulas de exclusividade.
Comentários estão fechados.