Os presidentes do Paraguai e da Argentina, Mario Abdo Benítez e Alberto Fernández, anunciaram, nessa terça-feira (6), durante encontro paralelo à Cúpula de Chefes de Estado do Mercosul, no Uruguai, o acordo para a construção de uma ponte entre a cidade paraguaia de Pilar e a localidade argentina de Puerto Cano, em Formosa.
A novidade foi divulgada em vídeo, publicado nas redes sociais pelos presidentes. A via sobre o Rio Paraguai será financiada com recursos internacionais, com instituições como o Banco de Desenvolvimento da América Latina, da Cooperação Andina de Fomento (CAF), despontando como fontes prioritárias para captação.
Atualmente, a travessia entre Pilar e a margem argentina do Rio Paraguai é feita por meio de um serviço de balsa. A construção da ponte é reivindicada há décadas pela sociedade local, que se queixa da falta de atenção do governo paraguaio em relação ao departamento (estado) de Ñeembucú.
Também nessa terça-feira, Paraguai e Argentina firmaram um acordo para a interconexão das redes de fibra ótica, com o objetivo de fortalecer o sistema e aumentar a disponibilidade para os serviços de telecomunicações. No caso do Paraguai, a expectativa é de redução progressiva nas tarifas de internet e telefonia.
[…] Leia também:Paraguai e Argentina anunciam construção de ponte na fronteira […]
[…] Paraguai e Argentina anunciam construção de ponte na fronteira […]