Agentes da Secretaria Nacional Antidrogas (Senad) do Paraguai, em conjunto com integrantes do Ministério Público e da Força-Tarefa Conjunta (FTC), comunicaram, nessa quinta-feira (2), a destruição de 18 toneladas de maconha, após a localização de uma área com seis hectares de plantações do entorpecente.
Leia também:
Operação da PF combate descaminho de vinhos argentinos na fronteira
A descoberta ocorreu no município de Yby Yaú, na zona rural conhecida como Colonia Tapytangua, departamento (estado) de Concepción. Além das plantas, foi destruído um acampamento utilizado por camponeses para o processamento das folhas.
Segundo a Senad, o valor de mercado da droga, nas grandes cidades do Brasil, poderia chegar a US$ 3,5 milhões (R$ 17,8 milhões). Yby Yaú está a 105 quilômetros de Pedro Juan Caballero, fronteira seca com Ponta Porã (MS), sendo facilmente acessível por rodovia asfaltada.
Pouco povoado, o arco entre Pedro Juan Caballero e Curuguaty, ao sul, concentra algumas das principais plantações de maconha em território paraguaio, tendo como destino o mercado brasileiro. O plantio é controlado por grupos criminosos de São Paulo e Rio de Janeiro, que se encarregam, também, da logística de transporte.
Comentários estão fechados.