Entre os dias 30 de agosto e 1.º de setembro, o Paraguai será sede do 8.º Congresso Sul-Americano de Erva-Mate, que reunirá produtores, pesquisadores e autoridades governamentais de países como Argentina, Uruguai, Brasil e Bolívia, além de exportadores e importadores do mercado internacional.
Leia também:
Aniversário de Ciudad del Este terá shows, corrida de rua e festival
A organização local estará a cargo do Centro Yerbatero Paraguayo, que reúne os principais fabricantes de erva-mate e produtos derivados no país. A última edição do congresso, realizado a cada quatro anos, foi anterior à pandemia do novo coronavírus, havendo expectativa de apresentação de novidades no campo tecnológico.
Em entrevista à emissora 780 AM, de Assunção, a gerente-geral do Centro Yerbatero, Naida Alderete, disse que os detalhes ainda estão sendo definidos, mas que o evento será uma oportunidade para que a indústria paraguaia mostre seu potencial de inovação.
“A indústria ervateira do país trabalha arduamente para atender os desafios que são cada vez maiores, pois os mercados internacionais estão bastante exigentes quanto à qualidade. Uma das características do produto paraguaio é que nós conseguimos manter o sabor, o cheiro e as propriedade benéficas por mais tempo”, apontou.
Atualmente, a produção paraguaia de erva-mate chega até mesmo a países distantes, como a Síria, no Oriente Médio, onde é grande a procura pelo produto. Marcas paraguaias estão cada vez mais presentes, também, no Brasil e na Argentina, os dois maiores mercados consumidores da região.
Comentários estão fechados.