Paraguai confirma primeiro caso de varíola dos macacos no país

Paciente é um homem de nacionalidade paraguaia, com histórico de viagem recente ao exterior.

Apoie! Siga-nos no Google News

Paciente é um homem de nacionalidade paraguaia, com histórico de viagem recente ao exterior.

O Ministério da Saúde Pública e Bem-Estar Social (MSPyBS) do Paraguai confirmou, nesta quinta-feira (25), o registro do primeiro caso de varíola dos macacos (monkeypox) em moradores do país. O paciente é um homem de nacionalidade paraguaia, maior de idade, com histórico de viagem recente ao exterior.

Em nota, a pasta informou que outros 17 casos suspeitos foram descartados após exames laboratoriais. Já em relação ao diagnóstico positivo, “a Direção Geral de Vigilância da Saúde realiza o monitoramento ativo do paciente, bem como de seu entorno e dos contatos que ele teve no país, para poder observar possíveis novas suspeitas”.

O ministério pede à população que procure orientação médica em situações como “lesões na pele e/ou mucosas em qualquer parte do corpo (sobretudo na região genital), febre, dor de cabeça intensa, inflamação dos gânglios linfáticos, dor lombar (nas costas ou coluna), dores musculares, erupções cutâneas e cansaço intenso”.

Fontes como o jornal Última Hora relatam que “o paciente já foi dado de alta e guarda repouso sob orientação médica”. Informações mais detalhadas sobre a região de residência ou o país visitado serão fornecidas pelas autoridades sanitárias na entrevista coletiva semanal promovida pelo MSPyBS todas as sextas-feiras, em Assunção.

Atualização: segundo informações divulgadas pelo MSPyBS nesta sexta (26), trata-se de um homem com idade entre 30 e 35 anos, residente na região metropolitana de Assunção e com histórico de viagem recente ao Brasil.

Nos últimos dias, a notícia de que um brasileiro com diagnóstico positivo, residente em Dourados (MS), teria passado pela cidade paraguaia de Pedro Juan Caballero levou preocupação às autoridades locais. Na região de fronteira, conforme publicado pelo H2FOZ, Foz do Iguaçu é, até o momento, a única cidade com um caso confirmado.

LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.