Paraguai celebra Dia Nacional do Idioma Guarani nesta quinta (25)

Data recorda os 30 anos da instituição do guarani como língua oficial do país, ao lado do espanhol.

Data recorda os 30 anos da instituição do guarani como língua oficial do país, ao lado do espanhol.

Falado ou entendido por sete em cada dez paraguaios, o guarani tem um dia para chamar de seu no calendário de celebrações cívicas do país. Todos os anos, o 25 de agosto é o Dia Nacional do Idioma Guarani, em recordação ao 25 de agosto de 1992, data em que a língua indígena ganhou o status de oficial na Constituição nacional do Paraguai.

Leia também:
Autores de Puerto Iguazú lançam dicionário de guarani

Para celebrar os 30 anos da declaração de bilinguismo (o espanhol é a outra língua), instituições educativas e culturais estão promovendo atividades alusivas à valorização do idioma, que faz parte da família tupi e é oficial também na província argentina de Corrientes, na Bolívia (Constituição de 2009) e no município brasileiro de Tacuru (MS).

“Doce, direto como poucos, e capaz de roubar um sorriso com uma só palavra, o guarani guarda a contundência e a capacidade aglutinante de um idioma que ultrapassa as convenções para embandeirar-se como um símbolo da identidade paraguaia”, escreve o jornal ABC Color, em reportagem especial sobre o tema.

“Apesar de que o idioma padeceu da discriminação e do desprezo, que datam dos anos da colonização, hoje encontra-se emergente e transmite profundos sentimentos de pertencimento social e cultural”, complementa o ABC. “A língua formal é o castelhano, mas quando queremos nos expressar informalmente recorremos ao guarani.”

Um ponto baixo destacado pelo jornal, no entanto, é o fato de que, “apesar de ser um dos idiomas oficiais, nas escolas e colégios ensina-se o guarani, mas não se ensina em guarani”. Ou seja: por mais que o guarani esteja presente e seja matéria nos currículos escolares, as aulas continuam sendo ministradas em espanhol.

Distribuição

Dados de 2017, coletados pela Direção Geral de Estatísticas, Pesquisas e Censos (DGEEC), apontam que 40% dos paraguaios usam apenas o guarani, 30% comunicam-se diariamente em espanhol e guarani, e 26,5% expressam-se somente em espanhol.

Os departamentos (estados) com maior presença do guarani como língua falada no lar são San Pedro (78,9%), Caazapá (77,4%) e Concepción (71,3%). Na capital Assunção, 8,9% dos moradores citam o guarani como idioma mais usado na residência. No Alto Paraná, cuja capital é Ciudad del Este, o percentual é de 37,7%.

Em muitos casos, usa-se o jopará, dialeto popular que mistura palavras e estruturas das duas línguas. Guarani ha’e peteĩva umi ñe’ẽ oĩva Google Translate servicio-pe, ou, traduzindo, “o guarani é uma das línguas presentes no serviço Google Tradutor”, disponível gratuitamente na internet.

Vc lê o H2 diariamente? Assine o portal e ajude a fortalecer o jornalismo!
LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.