Em breve, a geografia turística da fronteira poderá exibir duas novas cataratas no mapa da região trinacional. Está em tramitação, no Congresso Nacional do Paraguai, um projeto de lei para alterar o nome de dois conjuntos de cachoeiras em afluentes do Rio Paraná.
Leia também:
Turistas elegem as Cataratas do Iguaçu como principal atrativo da América do Sul
A matéria, proposta por deputados do departamento (estado) de Alto Paraná, cuja capital é Ciudad del Este, prevê que os atuais Saltos del Monday, em Presidente Franco, e os Saltos del Ñacunday, em Ñacunday, tenham mudança em sua nomenclatura.
A proposta, que já recebeu o aval da Comissão de Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Mudança Climática, estabelece que as paisagens passem a ser chamadas, de forma oficial, como Cataratas del Monday e Cataratas del Ñacunday.
“A palavra cataratas chama mais atenção dos turistas, que quando chegam aos locais demonstram uma impressão positiva”, justificou o presidente da comissão, deputado Jorge Barressi, do governista Partido Colorado.
Nessa quarta-feira (26), a matéria chegou a ser incluída na pauta da sessão ordinária da Câmara dos Deputados para votação. Se aprovada na Câmara e no Senado, será encaminhada ao presidente Santiago Peña para sanção ou veto.
Os Saltos del Monday, no rio de mesmo nome, ficam cerca de dez quilômetros ao sul da Ponte da Amizade, sendo frequentemente incluídos no roteiro dos turistas que visitam os atrativos do lado paraguaio (que vão além do comércio fronteiriço).
Já os Saltos del Ñacunday, no Rio Ñacunday, ficam em uma área mais remota, 70 quilômetros ao sul de Ciudad del Este. O acesso ao município de Ñacunday, situado na fronteira com a Argentina, foi recentemente facilitado pela pavimentação do trecho local da Rodovia PY07.
Comentários estão fechados.