Paraguaios e argentinos celebram o Dia dos Pais neste domingo (18)

Na Argentina, festa está sendo “turbinada” pelo feriadão prolongado que segue até a próxima terça-feira (20).

Apoie! Siga-nos no Google News

Não estranhe se, ao sintonizar canais de televisão da Argentina e do Paraguai, neste domingo (18), você encontrar inúmeras alusões ao Dia dos Pais. Nos países vizinhos, a data dedicada aos pais é comemorada, todos os anos, no terceiro domingo de junho, seguindo tradição internacional iniciada no início do século 20, nos Estados Unidos.

Leia também:
Argentina terá feriadão com fim de semana prolongado até terça (20)

Em 1909 ou 1910 (há divergências quanto ao ano), Sonora Smart Dodd, moradora de Spokane, no estado de Washington, propôs uma data para homenagear todos os pais, em junho, tendo como referência o próprio pai, um veterano de guerra que criou seis filhos pequenos após a morte da esposa.

Com o passar dos anos, a ideia se popularizou e se expandiu internacionalmente, com o terceiro domingo de junho sendo oficializado no calendário comemorativo dos Estados Unidos e de outros países, como Argentina e Paraguai.

Curiosamente, a primeira tentativa de celebração de Dia dos Pais na Argentina foi em outro dia, 24 de agosto. A intenção era resgatar a memória do general José de San Martín (1778-1850), um dos pais da pátria, no dia de nascimento de sua única filha, Mercedes (1816-1875). A ideia não vingou e a comemoração em junho acabou predominando.

No Brasil, o Dia dos Pais foi apresentado ao público pela primeira vez em 1953, pelo publicitário Sylvio Bhering. A ideia era oficializar a data em 16 de agosto, Dia de São Joaquim (pai de Maria e avô de Jesus). A conveniência comercial e a agenda das família, no entanto, migraram o festejo para o segundo domingo de agosto.

Dia das Mães

O Dia das Mães também tem datas diferentes nos países da fronteira. Enquanto no Brasil a festa acontece no segundo domingo de maio, no Paraguai é em 15 de maio (feriado nacional de Independência, homenagem à “Pátria Mãe”). A Argentina reserva o terceiro domingo de outubro (Divina Maternidade de Maria) para as mães.

Dia dos Namorados

No Brasil, o Dia dos Namorados é em 12 de junho, véspera de Santo Antônio, por iniciativa do publicitário João Doria, pai do atual governador de São Paulo. No Paraguai e na Argentina, a data é recordada em 14 de junho, Dia de São Valentim, sacerdote cristão que fazia casamentos às escondidas na Roma antiga.

Dia das Crianças

A Argentina celebra o Dia das Crianças no terceiro domingo de agosto, enquanto o Paraguai tem uma data fixa: 16 de agosto, Batalha de Acosta Ñu, na qual crianças paraguaias enfrentaram tropas brasileiras em um dos últimos atos da Guerra da Tríplice Aliança (1865-1870). No Brasil, a celebração é em 12 de outubro.

LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.