A Secretaria de Transporte Aéreo do governo federal da Argentina e a Direção Nacional de Aeronáutica Civil (Dinac) do Paraguai firmaram, nessa quarta-feira (31), acordo de céus abertos entre os dois países, com o objetivo de estimular a oferta de voos.
Leia também:
Veja como foi o movimento das férias de julho no turismo de Foz do Iguaçu
O documento permite que uma companhia aérea do Paraguai (Air Paraná ou Latam Paraguay), por exemplo, peça autorização para operar rotas entre duas cidades da Argentina sem necessidade de que o ponto de origem seja um aeroporto paraguaio.
A recíproca é verdadeira, com empresas aéreas da Argentina podendo reivindicar o direito de fazer voos domésticos no Paraguai. Atualmente, a única rota comercial interna em atividade no país é a que liga a região de Ciudad del Este à capital, Assunção.
“Esse acordo é muito importante, porque desregulamenta tratados bilaterais anteriores que determinavam a quantidade de voos e os pontos habilitados. Agora está tudo liberado, as companhias poderão voar quantas vezes solicitarem”, explicou o diretor de Aeronáutica da Dinac, José Luis Chávez, citado pelo jornal Última Hora.
O documento foi assinado pelo presidente da Dinac, Nelson Mendoza Rolón, e pelo secretário argentino de Transporte Aéreo, Franco Mogetta, em cerimônia realizada no Palacio San Martín, em Buenos Aires.
O acordo com o Paraguai é similar ao que foi firmado entre Brasil e Argentina, no último mês de março, eliminando os limites semanais de voos e permitindo a ampliação da oferta de rotas das companhias dos dois países.
Comentários estão fechados.