Paraguai apreende três caminhões com mercadorias do Brasil

Veículos foram parados no antigo km 60 da Rodovia PY02, em Yguazú; produtos como frutas e legumes tinham sido adquiridos em Foz do Iguaçu.

Agentes da Coordenação Operacional de Investigação Aduaneira (COIA), do Paraguai, em conjunto com equipes do Serviço Nacional de Qualidade e Sanidade Vegetal e de Sementes (Senave) e do Ministério Público do país, retiveram, no final da tarde de segunda-feira (19), três caminhões com mercadorias adquiridas no Brasil.

Leia também:
Argentina aperta o cerco ao contrabando de vinhos de alto padrão

A abordagem ocorreu no antigo km 60 da Rodovia PY02, em Yguazú, a igual distância da Ponte Internacional da Amizade. Os veículos, com placas paraguaias, transportavam 24.664 quilos de produtos como frutas e verduras, adquiridos legalmente em Foz do Iguaçu, mas levados ao Paraguai de forma clandestina, sem o pagamento de impostos.

Em um dos caminhões, a comitiva encontrou 3.600 quilos de beterraba, 3.300 quilos de pimentão, 3.230 quilos de limão Taiti, 3.080 quilos de abóbora, 1.800 quilos de batata, 360 quilos de repolho e quantidade não informada de outros vegetais, como abobrinha. Os outros dois veículos abordados levavam itens como tomate, pimentão, repolho e limão.

Em razão da ausência de documentação comprovatória, os três motoristas foram autuados por possíveis violações fiscais e encaminhados à sede do Ministério Público. Já o destino dos caminhões e da mercadoria foi a sede da Direção Nacional de Aduanas (DNA), em Ciudad del Este, que decidirá o que fazer com os produtos.

Produtos recolhidos durante o procedimento. Foto: Gentileza/COIA/Senave/MP
Produtos recolhidos durante o procedimento. Foto: Gentileza/COIA/Senave/MP
Vc lê o H2 diariamente? Assine o portal e ajude a fortalecer o jornalismo!
LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.