
A prefeitura de Ciudad del Este informou, nessa terça-feira (1.º), que está intensificando as ações de fiscalização do comércio local. O trabalho tem como foco os estabelecimentos da área central da segunda maior cidade do Paraguai.
Leia também:
Paraguai convoca embaixador e suspende negociações com o Brasil sobre Itaipu
De acordo com o boletim enviado à imprensa, duas lojas tiveram suas atividades temporariamente suspensas por irregularidades diversas.

Em um dos casos, conforme os fiscais, havia problemas na “documentação correspondente à fiscalização tributária e obras”. No segundo, a intervenção teve como base uma denúncia de fraude formalizada por um turista que fez compras no Paraguai.
A operação está verificando, entre outros pontos, se “a fixação dos preços nas gôndolas coincide com os preços cobrados no caixa”.
Participam do trabalho servidores das divisões municipais de Fiscalização Tributária e Defesa do Consumidor, ademais do setor de Obras Particulares. Entidades empresariais do Paraguai, que cobram combate mais intenso à prática de fraudes, apoiam a medida.
“Os controles continuarão ao longo da semana, para garantir o cumprimento das normas vigentes e proteger os direitos dos consumidores”, informa a prefeitura.
Semana Santa no Paraguai
O comércio de Ciudad del Este vive grande expectativa para o feriado de Semana Santa, celebrado simultaneamente no Brasil, no Paraguai e na Argentina.
O período é um dos mais movimentados do ano para o turismo na fronteira, com frequentes recordes de visitantes nos atrativos.
No calendário oficial do Paraguai (clique aqui para conferir), há feriado na quinta (17) e na sexta (18). Contudo, o comércio de importados na área próxima à Ponte da Amizade costuma abrir nos dias festivos, inclusive com horários especiais.
Na Argentina e no Brasil, o feriado será na sexta-feira, 18 de abril. Já o Domingo de Páscoa costuma ter pouca movimentação comercial nos três países da fronteira.