Usado de maneira informal por muitos comerciantes do Paraguai, o sistema de pagamentos PIX está oficialmente chegando ao país, conforme anúncio da operadora Bancard, que está habilitando a função para os estabelecimentos cadastrados na rede.
Leia também:
Empresas têm PIX de graça no Sicoob para fomentar negócios
“A partir deste mês de fevereiro, o serviço de pagamentos instantâneos desenvolvido pelo Banco Central do Brasil está chegando às lojas do Paraguai”, informa a empresa em material distribuído à imprensa. “Dessa maneira, os turistas brasileiros poderão fazer suas transações diretamente de suas contas bancárias, em reais.”
Para oferecer o PIX de forma oficial a seus clientes, o comerciante precisará aderir à rede da Bancard e possuir uma conta-corrente habilitada para operar com dólares. Os passos estão disponíveis no endereço https://www.bancard.com.py/.
“A incorporação do Pix ao nosso ecossistema de pagamentos demonstra nosso compromisso em continuar fazendo a vida mais simples, principalmente para dar aos consumidores e comerciantes uma alternativa a mais para potencializar o turismo de compras”, afirma Augusto Reguera, representante da Bancard, citado pela assessoria.
O sistema PIX já está oficialmente presente, também, na Argentina e no Uruguai, por meio de correspondentes bancários. Nas cidades de fronteira, há ainda o uso informal, o que pode dar margem a esquemas de sonegação de impostos e evasão de divisas.
Comentários estão fechados.