Operação Zéfiro mira o descaminho de vinhos argentinos na fronteira

Polícia Federal está cumprindo, desde as primeiras horas do dia, sete mandados de busca e apreensão.

Agentes da Polícia Federal (PF) estão nas ruas, desde as primeiras horas desta quinta-feira (2), para o cumprimento de sete mandados de busca e apreensão no âmbito da Operação Zéfiro, coordenada pela delegacia de Dionísio Cerqueira (SC). O alvo é um grupo especializado no descaminho de vinhos argentinos na fronteira.

De acordo com a PF, as ordens judiciais estão sendo cumpridas em residências e empresas nos municípios de Dionísio Cerqueira, São José do Cedro (SC) e Barracão (PR). Junto com os mandados, a Justiça Federal determinou o sequestro de bens e valores de alguns investigados e empresas.

Carregamento apreendido durante as investigações que levaram à Operação Zéfiro. Imagem: Gentileza/Polícia Federal
Carregamento apreendido durante as investigações que levaram à Operação Zéfiro. Imagem: Gentileza/Polícia Federal

“Além da utilização de empresas de fachada, o grupo realizava a lavagem do dinheiro oriundo da atividade criminosa por meio de movimentação financeira em contas de ‘laranjas’”, informou a corporação em nota à imprensa. “Os envolvidos na operação são investigados pelos crimes de descaminho, lavagem de dinheiro e organização criminosa.”

Ainda segundo a PF, a investigação teve início em setembro de 2021, após a prisão em flagrante de seis indivíduos pelo crime de descaminho, quando faziam o carregamento de 1.400 caixas de vinhos argentinos em um caminhão na sede de uma empresa em Barracão. A carga tinha como destino a cidade de São Paulo.

A entrada irregular de vinhos no Brasil tem como principal atrativo o preço, com a desvalorização da moeda argentina tendo tornado os produtos do país mais baratos para o consumidor brasileiro. Outro fator é a qualidade, com alguns dos rótulos de vinhos argentinos apresentando grande aceitação no mercado internacional.

Vc lê o H2 diariamente? Assine o portal e ajude a fortalecer o jornalismo!
LEIA TAMBÉM
1 comentário
  1. Argentina apreende 2,8 mil garrafas de vinho em Puerto Iguazú

    […] Leia também:Operação Zéfiro mira o descaminho de vinhos argentinos na fronteira […]

Comentários estão fechados.