Operação Doçura: Paraguai faz apreensão milionária de cocaína

Entorpecente estava escondido em um carregamento de açúcar, que deixaria o país vizinho em direção à Europa.

Agentes da Secretaria Nacional Antidrogas (Senad), da Direção Nacional de Ingressos Tributários (DNIT) e do Ministério Público do Paraguai fizeram, nessa segunda-feira (15), aquela que está sendo considerada a maior apreensão de cocaína da história do país.

Leia também:
Polícia prende passageiro com cocaína no aeroporto de Foz do Iguaçu

Até o momento, apenas 25% da carga de 78 toneladas de açúcar, que deixaria o Paraguai em direção à Bélgica, foi vistoriada pela comitiva. Mesmo assim, 4.013 quilos de cocaína, ocultos em meio aos fardos, já foram contabilizados pelos agentes.

Sacos com cocaína estavam escondidos dentro de sacos maiores contendo açúcar. Foto: Gentileza/Senad
Sacos com cocaína estavam escondidos dentro de sacos maiores contendo açúcar. Foto: Gentileza/Senad

“Recém abrimos um contêiner [de um total de quatro] e encontramos cocaína pura. Estamos falando do maior carregamento já apreendido no Paraguai, 4.013 quilos só no primeiro contêiner”, detalhou Óscar Orué, diretor da DNIT, em entrevista coletiva.

A carga de açúcar e cocaína, que seria exportada para a Bélgica utilizando a hidrovia dos rios Paraguai e Paraná até ser transferida a outro barco para a travessia oceânica, estava no depósito do porto privado de Caacupemí, nos arredores de Assunção.

As perdas estimadas aos proprietários da droga, tendo como base o total já apreendido até o final da manhã desta terça-feira (16), girariam em torno de US$ 200 milhões a US$ 240 milhões, conforme estimativas da Senad.

Não houve prisão em flagrante durante a Operação Doçura, mas a Senad e o Ministério Público afirmam estar de posse de documentação e provas que possibilitam a identificação de pelo menos parte das empresas e pessoas físicas envolvidas.

Análise da substância deu positiva para cocaína. Foto: Gentileza/Senad
Análise da substância deu positiva para cocaína. Foto: Gentileza/Senad

O recorde anterior de apreensão de cocaína em uma única carga no Paraguai, segundo a Senad, era de 3.416 quilos, em 2021, no município de Fernando de la Mora, também nos arredores de Assunção.

Vc lê o H2 diariamente? Assine o portal e ajude a fortalecer o jornalismo!
LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.