Operação destrói plantação de maconha em cidade da fronteira

Descoberta foi em Ñacunday, ao sul de Ciudad del Este; no total, quatro hectares foram localizados pelos agentes antidrogas.

Agentes da Secretaria Nacional Antidrogas (Senad) do Paraguai localizaram, nessa quinta-feira (3), uma área utilizada para plantar maconha em Ñacunday, 66 quilômetros ao sul da fronteira entre Ciudad del Este e Foz do Iguaçu. A descoberta chamou atenção por ter ocorrido em um local pouco habitual para esse tipo de procedimento.

Leia também:
Operação Nova Aliança ganha versão ampliada no Paraguai

De acordo com o boletim da Senad, os quatro hectares de narcolavouras foram encontrados em um imóvel com indícios de desmatamento recente, na zona rural conhecida como Colonia Chacore’i. As principais plantações de maconha do Paraguai estão localizadas mais ao norte, nos departamentos (estados) de Canindeyú e Amambay.

A operação foi acompanhada pelo promotor Manuel Rojas Rodríguez, da unidade antinarcóticos do Ministério Público do Paraguai. Além do plantio ilícito, o promotor lavrou ata relatando a derrubada irregular de árvores, o que poderá gerar, ao proprietário do imóvel (ainda não identificado), indiciamento por crime ambiental.

Os quatro hectares de plantação poderiam render 12 toneladas de maconha, ao cálculo médio estimado de três toneladas por hectare. O provável destino da droga, conforme análise da localização do terreno, era a Argentina, embora não se descarte que parte da carga pudesse ser enviada ao Brasil.

Além do plantio ilícito, agentes detectaram indícios de crimes ambientais na área vistoriada. Foto: Gentileza/Senad
Além do plantio ilícito, agentes detectaram indícios de crimes ambientais na área vistoriada. Foto: Gentileza/Senad
Vc lê o H2 diariamente? Assine o portal e ajude a fortalecer o jornalismo!
LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.