Ônibus de “turismo” foi retido pela Receita Federal do Brasil (RFB) com mais de meio milhão de reais em produtos importados na fronteira. A abordagem, na BR-277, em Santa Terezinha de Itaipu, foi no último dia 1.º.
Entre os veículos abordados, o coletivo se destacou por transportar mais mercadorias do que passageiros, reportou a instituição. O veículo seguia para a cidade de São José do Rio Preto (SP) quando foi parado.
Foi encontrada uma variedade de mercadorias no ônibus, que inclui:
- celulares e eletrônicos;
- azeite de marca proibida;
- brinquedos; e
- roupas.
“A carga foi considerada irregular e não possuía a devida documentação para entrada no país”, relatou a RFB. Na avaliação feita pelos servidores e informada à imprensa, os itens recolhidos somam cerca de R$ 570 mil.
Ônibus e mercadorias foram encaminhados para a alfândega em Foz do Iguaçu. “Motorista e passageiros foram liberados, mas enfrentarão uma representação fiscal ao Ministério Público Federal (MPF), podendo responder por descaminho e contrabando”, frisou a RFB.
Operação
A operação na região fronteiriça foi conduzida pela Divisão de Vigilância e Repressão ao Contrabando e Descaminho da Receita Federal em Foz do Iguaçu. A ação contou com a colaboração da Polícia Rodoviária Federal (PRF).
Comentários estão fechados.