Onda de calor afeta ida de peregrinos à Basílica de Caacupé

Meteorologia do Paraguai prevê temperatura de 38°C à tarde; principal festa religiosa do país acontece amanhã (8).

Apoie! Siga-nos no Google News

A onda de calor que atinge Paraguai, Argentina, Uruguai e os estados do Sul do Brasil, com duração prevista até o fim de semana, está criando um complicador a mais para a tradicional peregrinação em direção à Basílica de Caacupé, localizada a cerca de 50 quilômetros da capital paraguaia, Assunção.

Leia também:
Meteorologia argentina alerta para onda de calor na fronteira

A principal festa religiosa do Paraguai acontece nesta quinta-feira (8), com previsão de chegada de milhares de peregrinos ao santuário. Para a tarde de hoje (7), quando muitos dos fiéis estarão empreendendo a caminhada até a cidade (que é conhecida como Villa Serrana, por ficar no alto de uma serra), a previsão é de temperaturas de até 38°C.

Nessa terça-feira (6), um homem de 82 anos, que caminhava de Assunção a Caacupé, faleceu por possíveis complicações cardíacas, o que levou o Ministério da Saúde Pública e Bem-Estar Social (MSPyBS) a reforçar o pedido para que as pessoas se hidratem e evitem a exposição ao sol entre 10h e 16h.

Em entrevista ao jornal La Nación, o médico Robert Núñez pediu também que os peregrinos não levem crianças para os longos trechos de caminhada. “No caso das crianças, principalmente, há o perigo da desidratação, que se não for compensada pode provocar desmaios e outras situações”, orientou.

O ponto alto das festividades de Nossa Senhora de Caacupé está previsto para a madrugada desta quinta-feira, com a concentração de fiéis em frente ao santuário e a missa celebrada ao raiar do dia. O uso de máscaras de proteção é recomendado, em razão do aumento de casos de covid-19 nas últimas semanas no Paraguai.

LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.