Pesquisadores da organização não governamental Red Yaguareté, que monitora os grandes felinos no lado argentino da fronteira, divulgaram, na última sexta-feira (16), um novo vídeo da onça-pintada Baigorria no Parque Nacional Iguazú.
Leia também:
Vídeo mostra onça caçando capivara em refúgio de Foz do Iguaçu
De acordo com os cientistas, o macho adulto está em processo de expansão de seu território de caça, chegando próximo aos limites das áreas habitualmente utilizadas por outras duas onças: Asu e Chake.
“Embora em anos anteriores Baigorria fosse visto com mais frequência na Reserva Natural Militar de Puerto Península, agora ele parece ter se deslocado a essa outra área onde quase não há presença humana”, descreve a Red Yaguareté, em publicação na rede social Facebook.
“Isso é possível graças aos corredores de florestas contínuas formados por várias áreas protegidas no norte da província de Misiones, além da sorte de ter atravessado as rodovias 12 e 101 para chegar ao novo local”, complementa a organização.
Os frequentes atropelamentos nas estradas que dão acesso a Puerto Iguazú estão entre as principais causas de mortes não naturais de mamíferos e répteis na região, seguida pela caça predatória.
A Red Yaguareté cobra do governo argentino a implantação de um sistema de radares para combater o excesso de velocidade nas rodovias que cruzam o Parque Nacional Iguazú, além da construção de passarelas e túneis para a travessia da fauna.
Que gato gordo ?