Veja como estão as obras da Ponte da Bioceânica em janeiro de 2025

Via entre Brasil e Paraguai será parte de um dos principais corredores de ligação entre os portos dos oceanos Atlântico e Pacífico.

Com entrega prevista para março de 2026, a Ponte da Bioceânica, entre Brasil e Paraguai, fechou dezembro de 2024 com 63% de avanço.

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O balanço é do Ministério de Obras Públicas e Comunicações (MOPC) do Paraguai, responsável pelo gerenciamento das obras. Já o financiamento da Ponte da Bioceânica está a cargo da diretoria paraguaia de Itaipu.

Ponte da Bioceânica conectará Carmelo Peralta, no Paraguai, com Porto Murtinho (MS).
Ponte da Bioceânica conectará Carmelo Peralta, no Paraguai, com Porto Murtinho (MS). Foto: Gentileza/Itaipu Paraguai

De acordo com o MOPC, em janeiro de 2025, “as tarefas estão concentradas no movimento de solo (preenchimento) para a rampa de acesso do lado paraguaio”. Outra tarefa em andamento é a construção dos pilares nas duas cabeceiras.

“Atualmente, na margem paraguaia da Ponte da Bioceânica, a estrutura [de pilares] já se aproxima dos 78 metros, de um total de 130, enquanto do lado brasileiro está em 87 metros”, descreve a publicação.

Altura da ponte é para não comprometer a navegação no Rio Paraguai.
Altura da ponte é para não comprometer a navegação no Rio Paraguai. Foto: Gentileza/Itaipu Paraguai

Conforme o MOPC, a partir de agora, os avanços na construção serão mais vísiveis. Nos próximos meses, por exemplo, terá início a montagem do tabuleiro da ponte, com o esperado encontro entre as duas partes na metade do Rio Paraguai.

Sobre a Ponte da Bioceânica

A Ponte da Bioceânica ligará Carmelo Peralta, no Chaco paraguaio, a Porto Murtinho (MS). A cabeceira paraguaia é o ponto de partida de uma rodovia (em construção) que cruzará o Chaco até a Argentina, onde já existe conexão com o Chile.

Ponte da Bioceânica criará rota inteiramente nova para o transporte de mercadorias.
Ponte da Bioceânica criará rota inteiramente nova para o transporte de mercadorias. Foto: Gentileza/Itaipu Paraguai

A Bioceânica é “irmã” da Ponte da Integração Brasil–Paraguai, financiada pela diretoria brasileira de Itaipu, entre Foz do Iguaçu e Presidente Franco.

A nova rota possibilitará maior conexão entre Brasil e Paraguai, bem como Argentina e Chile, dinamizando as cadeias regionais de produção. Uma das dificuldades logísticas da América do Sul é, justamente, a escassez de vias de ligação entre os países.

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