O Ministério de Obras Públicas e Comunicações (MOPC) do Paraguai divulgou, na última terça-feira (6), balanço atualizado a respeito do andamento das obras na cabeceira paraguaia da Ponte da Integração, entre Presidente Franco e Foz do Iguaçu.
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Os trabalhos de conexão entre a ponte e a malha viária do Paraguai estão divididos em seis lotes, tocados por diferentes consórcios de empresas. O custo é de US$ 212 milhões (cerca de R$ 1,2 bilhão), oriundos de empréstimo contraído pelo governo do Paraguai.
O balanço aponta os seguintes percentuais de avanço:
- zona primária e acesso à área urbana de Presidente Franco: 89%;
- construção dos edifícios administrativos aduaneiros: 60%;
- novo pátio de caminhões em Presidente Franco: 47%;
- lote 1 do anel viário do Corredor Metropolitano del Este: 38%;
- lote 2 do anel viário do Corredor Metropolitano del Este: 64%;
- nova ponte sobre o Rio Monday: estágio inicial.
A conclusão da ponte sobre o Rio Monday, que foi a última obra a ser licitada, está prevista para o último trimestre de 2025. Os demais lotes serão entregues por etapas, a partir de setembro (acesso urbano).
O anel viário do Corredor Metropolitano del Este prevê mais de 30 quilômetros de rodovias de circunvalação, interligando os municípios de Presidente Franco, Los Cedrales, Minga Guazú, Ciudad del Este e Hernandarias.
O lote 1 vai do km 0 ao 19 e está a cargo do Consórcio CT VIAL, com fiscalização do Consórcio Angiru. Já o lote 2, do km 19 ao 30,8, é executado pelo Consorcio Mediterráneo, com fiscalização do Consórcio de Empresas Consultoras Paraguaias.
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