Obras da nova ponte Brasil–Argentina podem começar em outubro

Nova ligação fronteiriça vai conectar o município gaúcho de Porto Xavier com San Javier, província argentina de Misiones.

Nova ligação fronteiriça vai conectar o município gaúcho de Porto Xavier com San Javier, na província argentina de Misiones.

Aguardada há décadas, a construção de uma ponte sobre o Rio Uruguai, ligando Porto Xavier (RS) à cidade argentina de San Javier (Misiones), está mais próxima de virar realidade. Segundo a imprensa local, os entraves foram solucionados e o contrato com a empresa Coesa Construções e Montagens será firmado nos primeiros dias de setembro.

Financiada pelo governo federal brasileiro, a obra está orçada em R$ 221 milhões, valor que inclui a ponte (com 1.041 metros de extensão) e as estruturas de acesso e fiscalização em ambas as cabeceiras. Uma vez assinado o contrato com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), a previsão é que a montagem do canteiro de obras tenha início no mês de outubro.

Nova ponte e estruturas de acesso. Imagem divulgada pela Prefeitura de Porto Xavier

No papel desde 1976, a ponte vai substituir a travessia que hoje é feita com balsas e, mesmo assim, é uma das rotas mais usadas por turistas do Rio Grande do Sul que “cortam caminho” pela Argentina para chegar ao limite entre Puerto Iguazú e Foz do Iguaçu.

A título de comparação, a distância entre São Luiz Gonzaga, cidade próxima a Porto Xavier, e a Terra das Cataratas é de 426 quilômetros se o trajeto for via Argentina. Pelas estradas brasileiras, passando por São Miguel do Oeste (SC) e Cascavel, o percurso sobe para 765 quilômetros.

Para tocar a obra, a Coesa Construções e Montagens terá a participação de uma consorciada argentina, de forma a facilitar a importação de insumos como cimento e areia e agilizar os trabalhos nas duas margens. Não havendo inconvenientes, a previsão de inauguração é para o quarto trimestre de 2025.

Vc lê o H2 diariamente? Assine o portal e ajude a fortalecer o jornalismo!
LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.