O Ministério de Obras Públicas e Comunicações (MOPC) do Paraguai divulgou, na última sexta-feira (14), balanço que indica 90% de execução no Lote Urbano, obra de conexão entre a cidade de Presidente Franco e a cabeceira da Ponte da Integração.
Leia também:
Obra da Perimetral Leste interdita trecho da Felipe Wandscheer em Foz do Iguaçu – veja o mapa
“O Lote Urbano do Corredor Metropolitano del Este, vital para a funcionalidade da ponte, está em estágio avançado, superando 90% de execução, com data estimada de finalização para outubro de 2024”, informou o MOPC, em nota enviada à imprensa.
“Uma vez concluído este setor, será facilitada a conexão provisória com a rede de estradas do Paraguai, à espera da conclusão dos Lotes Rurais 1 e 2, que estão com avanço de cerca de 44% e 60%, respectivamente”, complementou a pasta.
Equivalente paraguaio à rodovia Perimetral Leste em Foz do Iguaçu, o Corredor Metropolitano del Este está dividido em seis lotes, com previsão de entrega total no último trimestre de 2025.
O Lote Urbano, por exemplo, inclui estruturas entre a Ponte da Integração e a rede viária de Presidente Franco, com 4,6 quilômetros de pistas até locais como o pátio de fiscalização de caminhões, que não ficará na cabeceira da passarela fronteiriça.
Já os lotes rurais 1 e 2 totalizam mais de 30 quilômetros de rodovias, que formarão um anel viário para interligar os municípios de Presidente Franco, Los Cedrales, Ciudad del Este, Minga Guazú e Hernandarias.
Os demais contratos envolvem a construção da aduana paraguaia, do pátio de caminhões e de uma ponte sobre o Rio Monday, que foi a última obra a começar e cuja entrega está prevista apenas para os meses finais de 2025.
Autoridades brasileiras e paraguaias seguem em conversações para a abertura parcial da Ponte da Integração a partir de outubro. Tal cronograma, contudo, dependerá também dos avanços no trecho da Perimetral Leste, entre a cabeceira e a BR-469 em Foz do Iguaçu.
Comentários estão fechados.