Novo governo do Paraguai tomará posse na terça-feira (15)

Presidente eleito Santiago Peña, do Partido Colorado, terá mandato com cinco anos de duração, até agosto de 2028.

Apoie! Siga-nos no Google News

Está marcada para a próxima terça-feira (15), em Assunção, a cerimônia de posse do novo governo do Paraguai. O economista Santiago Peña, do Partido Colorado, que obteve 42,75% dos votos na eleição presidencial de abril, comandará o país pelos próximos cinco anos, com mandato até agosto de 2028.

Leia também:
Lula recebe presidente eleito do Paraguai em Brasília

A cerimônia principal ocorrerá na esplanada do Palácio de López, sede da Presidência do Paraguai, de frente para a baía de Assunção. O cronograma inclui, além do ato solene, apresentações artísticas e desfile cívico-militar, que serão prestigiados pelos chefes de estado e representantes estrangeiros que já anunciaram presença no evento.

A lista inclui os presidentes do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, da Argentina, Alberto Fernández, e do Uruguai, Luis Alberto Lacalle Pou. A presença de Guillermo Lasso, presidente do Equador, ainda é dúvida, em razão dos recentes atos de violência no país. Felipe VI, rei da Espanha, confirmou a viagem ao Paraguai.

Com pouca experiência política, Santiago Peña, de 44 anos, terá maioria na Câmara dos Deputados e no Senado. Antes de vencer a disputa presidencial, o economista exerceu cargos na diretoria do Banco Central e foi ministro da Fazenda no governo de Horacio Cartes (2013–2018), ex-presidente que apadrinhou sua entrada na arena partidária.

Um dos desafios do futuro mandatário, precisamente, será dar marca própria ao governo, tendo em vista a sombra de Cartes, que preside o Partido Colorado. Durante a campanha, Peña enfocou questões como o impulso ao desenvolvimento do país, à geração de empregos e à ampliação do papel do Paraguai no cenário econômico regional.

LEIA TAMBÉM
1 comentário
  1. João Edson Minervino Diz

    PARAGUAY país maravilhoso abençoado por Deus
    Viva Paraguay
    Viva povo Paraguayo
    Viva os presidentes do Paraguay ?????????????????

Comentários estão fechados.