Novenário de Caacupé começa nesta segunda-feira (28) no Paraguai

Principal festividade religiosa do país, cuja programação seguirá até o dia 8 de dezembro, não prevê restrições sanitárias.

Apoie! Siga-nos no Google News

Terá início, nesta segunda-feira (28), na cidade de Caacupé, a 54 quilômetros de Assunção, a festividade anual em homenagem a Nossa Senhora de Caacupé, padroeira dos católicos do Paraguai. A programação inclui novenas, missas e atividades diárias até 8 de dezembro, data da celebração principal no santuário.

Mais que um evento religioso, a festa tem papel importante na sociedade e na política, sendo frequentes os “puxões de orelha” dados pelos bispos das dioceses do país às autoridades que disputam espaço nas primeiras fileiras da Basílica de Caacupé, visitada pelo papa João Paulo II em 1988 e pelo papa Francisco em 2015.

O lema de 2022 é “ao instante colocaram-se a caminho e a anunciar Cristo”, chamando os fiéis à reflexão. A primeira homilia, às 7h desta segunda, estará a cargo do bispo da diocese de Misiones, Pedro Collar Noguera. Às 11h, será feita uma procissão com a imagem da Virgem de Caacupé entre o antigo e o templo atual.

Em paralelo, uma grande estrutura de segurança pública está sendo montada pelas forças policiais e de saúde, tendo em vista o hábito de peregrinar a pé até o santuário, em meio ao forte calor de dezembro.

Somente o Ministério da Saúde Pública e Bem-Estar Social disponibilizará 1,8 mil profissionais para apoio aos peregrinos, com a montagem de espaços de atendimento no entorno da Basílica de Caacupé, 28 postos fixos e 41 provisórios nas estradas de acesso à capital religiosa do Paraguai.

Nos dias próximos à festividade central de 8 de dezembro, será alterado o sentido de circulação das rodovias, com vias exclusivas para chegada ou saída. Para quem fizer todo ou parte do trajeto a pé, a recomendação é usar roupas e calçados confortáveis, mantendo a hidratação e a atenção em relação a sinais de complicações na saúde.

LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.