Agentes da Receita Federal do Brasil apreenderam um comboio de nove caminhões com carga de pneus contrabandeados na fronteira. A abordagem foi na Ponte Internacional da Amizade no fim de semana.
LEIA TAMBÉM:
Receita Federal recolhe R$ 700 mil em mercadorias na BR-277
Paraguai apreende meia tonelada de maconha no lago de Itaipu
A fiscalização vistoriou os veículos com placas paraguaias que tentavam atravessar para o lado brasileiro, detectando 20 pneus novos em cada carreta. Os itens também eram usados como estepe.
O balanço da operação contabilizou:
- 9 caminhões retidos;
- 180 pneus novos apreendidos;
- R$ 140 mil de prejuízo ao contrabando, considerando somente a carga.
“Os veículos e os pneus foram encaminhados para o pátio da Receita Federal em Foz do Iguaçu”, reportou o órgão. Na alfândega, será feita a averiguação e aplicação do protocolo adequado.
A RFB considera o contrabando de pneus como prática ilegal, que fere a economia por não recolher impostos e taxas alfandegárias. E constitui risco ao tráfego de veículos.
Isso porque “coloca em risco a segurança dos motoristas e passageiros, uma vez que os pneus contrabandeados podem não atender aos padrões de segurança e qualidade exigidos”, adverte a Receita Federal.
Por favor… Só digam que é pela falta de pagamento de imposto. Esse papo de segurança é furado.
Isso e papo furado se no país de origem os pneus tem tem garantia só aqui que não presta se pagar os impostos ficam bom isso e Brasil e imposto que importa