Nova tentativa de lesar turista brasileiro é abortada por promotor de Ciudad del Este

Turista de Niterói comprou celulares “top”, pagou como “top” e recebeu produtos inferiores, mas só percebeu ao chegar em casa.

Apoie! Siga-nos no Google News

H2FOZ – Cláudio Dalla Benetta

Em todas as lojas citadas, turistas brasileiros foram vítimas de golpes por parte dos comerciantes. A salvação dos turistas foi a atuação do promotor Edgar Torales, o “herói dos compristas”,  sempre acompanhado dos agentes da Polícia Turística.

A última tentativa de lograr um brasileiro foi registrada na loja Compras Paraguay, localizada no terceiro piso da Galeria Jebai, como noticia o jornal La Nación.

O turista Luciano Paulo Bolas Monica, um advogado de Niterói (RJ), comprou na tal loja, no dia 25 de novembro, dois aparelhos celulares da marca Xiaomi, pelos quais pagou US$ 905 (R$ 4.840, ao câmbio de hoje), com cartão de crédito.

Quando chegou em casa, no entanto, ele percebeu que os celulares não tinham as características dos que ele havia adquirido. Eram de outra versão, com menor capacidade de memória e de valor bem inferior ao que pagou. Além do mais, a loja sonegou impostos, já que entregou ao turista apenas uma nota de pedido, não a nota fiscal.

O advogado voltou a Ciudad del Este no sábado, 28, e fez a denúncia ante os agentes da Polícia Turística. Depois, acompanhou os policiais e o promotor Edgar Torales à loja.

O proprietário, que se identificou como Zein Nanih Jowad, de nacionalidade libanesa, acabou tendo que fazer um acordo. Ele devolveu ao turista o dinheiro que havia cobrado.

Mas a coisa não fica por isso mesmo. O promotor disse que, mesmo quando se chegue um acordo e haja devolução do dinheiro ao comprador, os comerciantes denunciados vão responder a processos.

A “Lista Suja” lá de cima foi feita com base nas notícias publicadas em jornais paraguaios sobre tentativas de golpes contra compradores brasileiros, que ao menos agora têm um bom aliado. É preciso denunciar sempre qualquer tentativa de fraude.

E passar a amigos, parentes e conhecidos essa listinha, que provavelmente ainda vai crescer. Estamos atentos.

Lojas da nossa “Lista Suja”: Mundo 4K (Shopping Alfonso), Florida Shop, Audio Compras PY Atacado (Shopping Vendome) e Music Mundo de las Compras (Shopping Alfonso, fechada pela Defesa do Consumidor) .

LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.