Já está em fase de desenho final de engenharia o projeto da nova ponte sobre o Rio Monday, em Presidente Franco, no Paraguai. A via integra o pacote de obras do Corredor Metropolitano del Este, que dará acesso à cabeceira paraguaia da Ponte da Integração.
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De acordo com o jornal La Clave, engenheiros e técnicos do Consórcio Monday, formado pelas construtoras Heisecke e Construpar, estiveram no local, na semana passada, para análise da topografia e do traçado da ponte.
A previsão do Ministério de Obras Públicas e Comunicações (MOPC), do governo do Paraguai, é de início das obras físicas no primeiro trimestre de 2024, com prazo de 18 meses para conclusão e provável liberação no segundo semestre de 2025.
A via terá extensão total de 500 metros, com quatro pistas de 3,6 metros de largura, espaços para pedestres e bicicletas e barreiras de separação, além de grades externas similares às instaladas na Ponte Internacional da Amizade após a última reforma.
A nova ponte sobre o Rio Monday ficará próxima ao ponto onde o afluente encontra o Rio Paraná, formando uma conexão direta entre a fronteira e as localidades produtoras de grãos na porção sul do departamento (estado) de Alto Paraná, como Los Cedrales, Santa Rosa del Monday e Santa Rita.
Já o Corredor Metropolitano del Este (CME), como um todo, é o equivalente paraguaio à rodovia Perimetral Leste, em construção em Foz do Iguaçu.
Quando concluído (a entrega será por etapas, entre 2024 e 2025), o CME terá mais de 30 quilômetros de extensão, criando um anel viário para conectar os municípios de Presidente Franco, Ciudad del Este, Hernandarias e Minga Guazú, redirecionar o tráfego de caminhões e impulsionar novas áreas de desenvolvimento logístico e industrial.
O segmento mais avançado é o do Lote Urbano, que ligará a Ponte da Integração ao perímetro urbano de Presidente Franco e ao futuro porto seco, com cerca de 50% dos trabalhos entregues. Os demais lotes têm percentuais entre 10% e 20%.
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