Nos 200 anos do Brasil, relembre como foi o bicentenário dos vizinhos de fronteira

Celebração na Argentina foi em 2010; um ano mais tarde, o Paraguai festejou seus dois séculos de independência.

Celebração na Argentina foi em 2010; um ano mais tarde, o Paraguai festejou seus dois séculos de independência.

Marcas históricas, como os 200 anos da independência de um país, costumam atrair as atenções não só dos próprios cidadãos, mas os olhares do mundo. Em 2022, o Brasil celebra seu bicentenário de vida independente. Argentina (2010) e Paraguai (2011) já o fizeram, com grandes atos comemorativos.

Na Argentina, então presidida por Cristina Fernández de Kirchner, os 200 anos da revolução de 25 de maio de 1810 (que derrubou o governo colonial espanhol em Buenos Aires) foram o ponto de partida para uma série de discussões voltadas a valorizar a identidade nacional e divulgar a economia argentina para o mundo.

Vídeo da TV Pública argentina compilando os principais momentos da festa

No Paraguai, as celebrações tiveram como ponto alto os dias 14 e 15 de maio de 2011, com desfile cívico e atividades culturais em Assunção. O governo da época era liderado pelo ex-bispo católico Fernando Lugo, que participou de eventos em locais como a Casa da Independência, localizada no centro da capital paraguaia.

Projeção mapeada na fachada do Palácio de López, em Assunção
Show de som e luzes no Cabildo, edifício colonial no centro de Assunção
Hino ao bicentenário, interpretado por Jorge Castro

No Brasil, um dos grandes simbolismos dos 200 anos de independência é a reinauguração do Museu do Ipiranga, em São Paulo, após nove anos sem atendimento. O edifício principal, completamente restaurado, estará aberto ao público a partir desta quinta-feira (8).

Ensaio da cerimônia de reabertura do Museu do Ipiranga

Cada país e cada povo têm suas características e identidades, que somam forças para a construção do ambiente trinacional. No H2FOZ, acreditamos no poder da integração entre brasileiros, paraguaios, argentinos e todos aqueles que um dia foram estrangeiros, mas que escolheram a fronteira como lugar para chamar de lar. Felicidades!

Vc lê o H2 diariamente? Assine o portal e ajude a fortalecer o jornalismo!
LEIA TAMBÉM
1 comentário
  1. Aniversariante do dia: Puerto Iguazú comemora 121 anos neste sábado (10)

    […] Inauguração da casa museu em homenagem à médica Marta Schwarz. Imagem: Gentileza/Municipalidad de Puerto Iguazú Nos 200 anos do Brasil, relembre como foi o bicentenário dos vizinhos de fronteira […]

Comentários estão fechados.