Nível do Rio Paraná volta a cair e atenua enchente próximo à Ponte da Amizade

Cerca de 100 casas do bairro San Rafael, vizinho à ponte, foram afetadas pela cheia em Ciudad del Este.

Apoie! Siga-nos no Google News

Pela terceira jornada consecutiva, o nível do Rio Paraná voltou a cair neste domingo (16), atenuando a emergência gerada pela enchente no bairro San Rafael, de Ciudad del Este. No local, situado nas proximidades da Ponte Internacional da Amizade, o represamento do arroio Acaraymí, que corta o bairro, inundou cerca de 100 residências.

Leia também:
Enchente arrasta partes de passarela argentina das Cataratas do Iguaçu – veja as fotos
Passarela da Garganta do Diabo, lado brasileiro, é reaberta nas Cataratas

Ainda durante o sábado (15), a altura da lâmina d’água baixou da cota de 108,4 metros, que equivale à parte mais baixa do San Rafael. Tal recuo representa cinco metros a menos que a marca atingida na quinta-feira (13), pico da inundação. A tendência para os próximos dias, segundo Itaipu Binacional, é de retorno a valores considerados normais.

Trecho do Boletim Hidrológico emitido por Itaipu

Durante toda a cheia, Itaipu manteve fechadas as comportas de seu vertedouro, para não agravar o problema. O Rio Paraná subiu como efeito colateral da cheia no Rio Iguaçu, cujo volume, 11 vezes acima do normal, passou a “segurar” a correnteza do Paranazão, gerando a elevação no trecho entre o Marco das Três Fronteiras e a barragem.

Bairro San Rafael é cortado pelo arroio Acaraymí, afluente do Paranazão. Imagem: Gentileza/Itaipu Binacional

Em Foz do Iguaçu, nenhuma estrutura foi atingida pela cheia, cujo pico de 113,53 metros ficou 47 centímetros abaixo da cota 114, onde fica o porto de areia do bairro Porto Meira. A primeira construção do Iate Clube Cataratas, por sua vez, está a 117,38 metros, enquanto o Restaurante El Dorado, na barranca do rio, fica a 122,4 metros.

No Rio Iguaçu, que também vem registrando redução na vazão desde o auge de 16,5 mil metros cúbicos por segundo (m³/s) na quinta-feira, a medição feita pela Companhia Paranaense de Energia (Copel), às 10h deste domingo, indica fluxo de 6.610m³/s nas Cataratas, “apenas” quatro vezes acima do normal.

Gráfico: Companhia Paranaense de Energia (Copel)
LEIA TAMBÉM
1 comentário
  1. Semana pode ter chuva forte em Foz do Iguaçu – veja a previsão do tempo

    […] Mesmo que a água caia em grande quantidade, não há previsão de enchentes como a da semana passada, que aumentou em 11 vezes a vazão do Rio Iguaçu e elevou, também, o nível do Paranazão nas imediações da Ponte da Amizade, inundando cerca de cem casas no bairro San Rafael, em Ciudad del Este. […]

Comentários estão fechados.