Naranjal promove Festival da Costela neste domingo (30)

No total, mais de seis toneladas de carne bovina serão assadas no evento, criado para celebrar o aniversário do município.

Localizada cerca de cem quilômetros ao sul da fronteira com Foz do Iguaçu, a cidade paraguaia de Naranjal, colonizada por agricultores de origem brasileira, está em festa neste fim de semana. No domingo (30), a comunidade local organiza o 19.º Festival da Costela, em comemoração aos 33 anos de emancipação do município.

Leia também:
Paraguai instala barreiras no acesso à fronteira com a Argentina em Encarnación

De acordo com a organização, o total de carne bovina assada no evento será superior a seis toneladas, com todas as 175 peças de costela (que servem até 25 pessoas) tendo sido vendidas antecipadamente. A preparação começou já neste sábado (29), com a aplicação dos condimentos. O processo de assar, por sua vez, dura cerca de oito horas.

A programação do 19.º Festival da Costela seguirá até o final da noite, com bingo no período da tarde e apresentações musicais. O local é o pavilhão da Expo Naranjal, situado na área central da cidade, que tem cerca de dez mil habitantes.

Em entrevista ao jornal La Nación, o prefeito de Naranjal, Edoard Schaffrath, disse que as perspectivas para a comunidade são positivas, tendo em vista a consolidação de investimentos na área industrial, com a geração de mais de mil postos de trabalho.

“Naranjal sofreu uma diminuição da sua população quando a agricultura passou a ser mecanizada e muitos agricultores deixaram a comunidade. Nos últimos dois anos e até 2024, porém, nossa previsão é de um aumento entre 20% e 25% da população, coerente com o crescimento industrial”, afirmou.

A rota mais rápida para chegar a Naranjal, partindo da fronteira entre Ciudad del Este e Foz do Iguaçu, é seguir pela Rodovia PY02 até o trevo do antigo km 30, virando na Rodovia PY06 em direção a Santa Rita e Encarnación. O acesso a Naranjal, devidamente sinalizado, fica logo após a comunidade de Aurora.

Consulado Itinerante

Durante o Festival da Costela, o Consulado do Brasil em Ciudad del Este promoverá mais uma edição do evento Consulado Itinerante, com atendimento por ordem de chegada, no horário das 9h às 17h (sábado) e das 9h às 14h (domingo). Serão oferecidos os seguintes serviços (clique aqui para saber mais):

a) registro de nascimento (grátis);
b) registro de casamento (G$ 170.000);
c) registro de óbito (grátis);
d) atestado de residência (G$127.500);
e) atestado de vida (G$42.500);
f) autorização de viagem para menor (grátis);
g) CPF – inscrição para brasileiros apenas (grátis);
h) cópia autenticada de documentos brasileiros (G$42.500 por página – trazer a cópia pronta);
i) reconhecimento de firma (G$170.000 por assinatura);
j) auxílio na regularização da situação eleitoral (preenchimento do título net) – grátis.

Vc lê o H2 diariamente? Assine o portal e ajude a fortalecer o jornalismo!
LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.