O multiviaduto de Ciudad del Este já está na fase final e deve ser inaugurado ainda este mês ou em abril, segundo a Superintendência de Obras de Itaipu, margem paraguaia, que está financiando a construção.
Os trabalhos se concentram agora na construção das passarelas de pedestre e na sinalização vertical e horizontal. Nesta terça, 2, haverá a prova de luzes definitiva da estrutura e amanhã se iniciará a avaliação da resistência das pontes, informa o jornal ABC Color.
O teste vai confirmar se as pontes vão suportar o intenso tráfego de veículos na ligação entre as avenidas Julio César Riquelme (ao Sul) e Perú (ao Norte) sobre a rodovia PY02.
Calcula-se que por ali passam, diariamente, cerca de 100 mil veículos. Em horários de pico, havia engarrafamentos morosos, que com o multiviaduto não deverão mais ocorrer.
No total, já foram executados 93,83% de todas as obras. A habilitação completa se concretizará nas próximas semanas.
A recomendação do engenheiro de Itaipu Fernando Barúa é que os motoristas, quando o viaduto for liberado, passem pelo local em baixa velocidade, para ir conhecendo o sistema de tráfego e poder se programar para as manobras que desejem executar.
Quando concluída, a obra vai custar cerca de US$ 11 milhões (quase R$ 61 milhões) e é um dos maiores investimentos da margem paraguaia de Itaipu.
PONTE DA INTEGRAÇÃO
Acaba uma obra e (se tudo correr bem) começa outra. Para as obras complementares à Ponte da Integração, no lado paraguaio (Presidente Franco), 19 empresas apresentaram propostas a dois lotes já licitados. As obras preveem a construção de uma rodovia de 31 quilômetros, que fará parte do Corredor Metropolitano del Este e se conectará à ponte e à rede viária já existente.
O prazo de execução para os dois lotes é de 24 meses a partir da ordem de serviço, portanto a conclusão deve coincidir com o final das obras da ponte, que está com 55% dos trabalhados já executados.
A ponte é financiada pela margem brasileira de Itaipu, a um custo de 454,1 milhões (que inclui a construção da Perimetral Leste).
Comentários estão fechados.