Multinacional japonesa Hagihara inaugura fábrica no Paraguai

Estrutura para a produção de fibras sintéticas para concreto fica em um parque industrial no km 11 Monday, em Ciudad del Este.

Com a presença da executiva Joshiake Hagihara e de autoridades locais, a multinacional japonesa Hagihara Industries inaugurou oficialmente, nessa terça-feira (19), sua fábrica para a produção de fibras sintéticas para reforço de estruturas de concretos (BarChip) em Ciudad del Este, no lado paraguaio da fronteira.

Leia também:
Investidores alemães querem construir fábrica de estévia na fronteira

A filial paraguaia, que terá capacidade para produzir mais de 1,2 mil toneladas por ano do material, irá gerar, em sua fase inicial, de forma direta, 200 empregos. O barracão, que ficou pronto no primeiro semestre do ano, está em um parque industrial do km 11 Monday, localizado a 11 quilômetros da Ponte da Amizade.

“Temos clientes no Brasil, Chile, Uruguai, Peru e Colômbia, por isso decidimos estabelecer uma fábrica nossa no coração do continente, com o objetivo de atender os nossos clientes vizinhos”, afirmou a executiva japonesa, citada pelo jornal La Clave.

Fundada em 1962, a Hagihara Industries atua em diversas áreas ligadas ao setor de construção. Além do Japão e do Paraguai, a empresa está presente no Brasil (com uma fábrica em Valinhos, interior de São Paulo), Chile, Peru, México, Austrália, Indonésia, Cingapura, Tailândia, China, Irlanda, Estados Unidos e Canadá.

Aproveitamento da mão de obra local é um dos pontos de impacto do empreendimento. Foto: Gentileza/Governo do Alto Paraná
Aproveitamento da mão de obra local é um dos pontos de impacto do empreendimento. Foto: Gentileza/Governo do Alto Paraná

Entre os motivos para a escolha do Paraguai, segundo a empresa, destaque para a localização do país, com fácil acesso aos principais mercados da região; o ambiente econômico, considerado favorável para a ampliação de negócios; e a disponibilidade de insumos como a energia elétrica, produzida pelas binacionais Itaipu e Yacyretá.

Fábrica é ornamentada com bandeiras do Paraguai e do Japão. Foto: Gentileza/Governo do Alto Paraná
Fábrica é ornamentada com bandeiras do Paraguai e do Japão. Foto: Gentileza/Governo do Alto Paraná
Vc lê o H2 diariamente? Assine o portal e ajude a fortalecer o jornalismo!
LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.