Paraguai fará mudanças nas vias de acesso à Ponte da Integração

Dinheiro destinado à segunda fase do pátio de caminhões poderá ser aplicado em ações como o alargamento da Avenida Bernardino Caballero.

Representantes do município de Presidente Franco participaram, em Assunção, de uma reunião com a titular do Ministério de Obras Públicas e Comunicações, Claudia Centurión. O encontro teve como pauta as vias de acesso à Ponte da Integração.

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Acompanhado por seis vereadores, Roque Godoy, prefeito de Presidente Franco, expressou preocupação. Godoy questionou o MOPC sobre a suspensão da licitação das obras da segunda fase do futuro pátio de caminhões.

De acordo com a ministra Centurión, o MOPC reavaliou o projeto e considera a capacidade inicial prevista como suficiente. Atualmente, as obras do pátio que receberá os caminhões no lado paraguaio da Ponte da Integração estão com 85% de conclusão.

Já o dinheiro economizado com o cancelamento da segunda fase, conforme o MOPC, será remanejado para outras intervenções.

O pacote inclui melhorias na intersecção do futuro Corredor Metropolitano del Este (anel viário de acesso à Ponte da Integração) com a Rodovia PY02. A ligação ocorrerá nas imediações do km 17, no trecho entre os municípios de Ciudad del Este e Minga Guazú.

O MOPC pediu à prefeitura de Presidente Franco, também, um projeto viário para melhorias na Avenida Bernardino Caballero. A via dá acesso à Ponte da Integração e sua remodelação gerou insatisfação entre os moradores, que a consideram muito estreita.

Em várias ocasiões, comerciantes e habitantes das áreas próximas pediram o alargamento da Avenida Bernardino Caballero, prevendo aumento de tráfego. O MOPC alega que não acatou as sugestões devido à ausência de projeto.

Pedágio no acesso à Ponte da Integração

A rodada de conversações entre ministério e prefeitura de Presidente Franco engloba pedido de investimentos na Avenida Monday, outra via na rota de acesso à Ponte da Integração, e isenção de pedágio aos veículos emplacados na cidade.

Uma vez concluído, o Corredor Metropolitano del Este, que tem cerca de 30 quilômetros de extensão, receberá uma praça de pedágio. De acordo com o projeto, a praça ficará no chamado Lote Rural, fora do perímetro urbano de Presidente Franco.

Ainda não há data prevista para a abertura da Ponte da Integração, pois os acessos seguem em construção no Brasil e no Paraguai.

No lado brasileiro, em Foz do Iguaçu, a Rodovia Perimetral Leste deverá estar concluída até o final de 2025. No lado paraguaio, apenas a ponte sobre o Rio Monday, no trecho sul do Corredor Metropolitano del Este, ficará para 2026.

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