Agentes do Ministério Público do Paraguai apreenderam, na última sexta-feira (9), mais de 13 mil produtos Marvel, Disney, Hasbro e Apple, durante vistorias a um depósito e a uma loja na área central de Ciudad del Este. As mercadorias, segundo os escritórios que representam os proprietários das marcas, são falsificadas.
Leia também:
Operação na BR-277 retém cinco ônibus, uma van e R$ 2 milhões em mercadorias
Um dos procedimentos teve como alvo um depósito no oitavo andar do edifício localizado na esquina da Avenida Carlos Antonio López com a Rua Pa’i Pérez. Na sala, alugada por uma empresa cuja titularidade não foi detalhada, os fiscais encontraram grande quantidade de brinquedos e máscaras das marcas Marvel, Disney e Hasbro.
Já a segunda vistoria ocorreu em uma loja denunciada pelos representantes jurídicos da marca Apple no Paraguai. Do local, foram recolhidos itens como capas para celulares, carregadores, fones de ouvidos e cabos. O nome nem o endereço do estabelecimento não constam do boletim enviado à imprensa pelo Ministério Público.
As ações foram coordenadas pelo promotor Ysrael Villalba, com respaldo da juíza Cinthia Garcete e da Direção Nacional de Propriedade Intelectual (Dinapi), que atuou como denunciante em uma das ações. Todo o material recolhido foi encaminhado ao depósito do Ministério Público em Ciudad del Este.
Paraguai fazendo apreensão de mercadorias parece piada, se essas ações continuarem vai acabar fechando a grande maioria das lojas. Quais as capas, cabos são originais no Paraguai? Como identificar produtos originais no Paraguai?A grande maioria são imitações… Sem falar das infinidades de mercadorias de várias marcas…