Operação apreendeu carga de meio milhão de reais em celulares na fronteira, na BR-277, nesta sexta-feira, 29. A carga seria levada de Foz do Iguaçu a Cascavel.
São 280 unidades de celulares, informou a Receita Federal do Brasil (RFB), responsável pela fiscalização. A abordagem foi na altura de São Miguel do Iguaçu, no Oeste.
O motorista do veículo é morador de Foz do Iguaçu, segundo a Receita. Ele foi parado, e os servidores constataram o transporte de aparelhos celulares sem a documentação fiscal necessária, incorrendo em descaminho.
Questionado, o homem reportou que receberia R$ 1.500 para levar os celulares. A carga de smartphones tem o valor estimado de R$ 500 mil, contabilizou a RFB.
Carga de celulares
O veículo e os aparelhos foram levados para a Alfândega da Receita Federal em Foz do Iguaçu. No órgão, os produtos foram contados e registrados.
“O transporte de mercadorias sem comprovação de origem e documentação fiscal adequada configura o crime de descaminho”, reforça a Receita. Preso, o homem foi encaminhado à Polícia Federal.
A Receita Federal cita que o descaminho é considerado crime sério. “Prejudica a economia do Brasil e coloca em risco a segurança do consumidor”, aponta.
Isso porque, continua o órgão federal, as mercadorias ilegais não passam pelos controles de qualidade e de fiscalização que são exigidos no país.