Com apenas 16 anos e muita vontade de vencer, o paraguaio Ariel Villalba Luque, morador da cidade fronteiriça de Hernandarias, conquistou, no último final de semana, o título mundial juvenil de kickboxing. O torneio, promovido pela Associação Mundial de Organizações de Kickboxing (WAKO), foi disputado na cidade italiana de Jesolo.
As cenas do combate final e do atleta subindo ao pódio estão nos vídeos abaixo, mas essa é apenas parte da história. Para chegar ao topo, Villalba enfrentou adversários ainda mais duros que os rivais no ringue, como a falta de apoio ao esporte e o descrédito em relação às chances de um jovem lutador paraguaio em um torneio mundial.
Sem ter como bancar as despesas de viagem, por exemplo, Villalba chegou a pedir dinheiro nos semáforos, empunhando um papelão no qual dizia: “Quero ser campeão mundial.” No desfile de abertura do torneio, como único membro da delegação paraguaia, improvisou um cartaz com as cores do país.
A comemoração após a vitória, quando levantou a bandeira brasileira ao lado da insígnia tricolor, deve-se ao fato de que a ida à Itália foi viabilizada com apoio obtido no Brasil. Dessa forma, Villalba chamou a atenção para a necessidade de ampliar o financiamento ao esporte no Paraguai, para que jovens promessas como ele se tornem realidade.
Comentários estão fechados.